EnglishEspañolPortuguês

RECONHECIMENTO

Projeto que ajuda animais em situação de rua leva prêmio em Santos (SP)

22 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | UME Therezinha de Jesus Siqueira Pimentel

Os professores e alunos da Unidade Municipal de Educação Therezinha de Jesus Siqueira Pimentel, que fica no bairro de Morro de São Bento, em Santos, receberam uma homenagem nessa sexta-feira (19), em sessão solene na Câmara Municipal da cidade.

A condecoração foi realizada em virtude da criação do projeto “Seja flor por onde for: o caminho para a construção de princípios éticos, sustentáveis e solidários”, de autoria do presidente da Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar à Vida Animal, o vereador Benedito Furtado (PSB).

O projeto constitui em ações de auxílio que através de iniciativas elaboradas pelos próprios alunos levam descanso e bem-estar a quem mais precisa. Os estudantes da unidade juntaram, por exemplo, mais de trezentas caixinhas de leite para confeccionar casinhas para abrigar animais em situação de rua, que sofreram muito com o frio do inverno esse ano.

As professoras Renatta de Burgos Fiori e Ana Carolina Romero, em conjunto com a supervisão da diretora da escola, Maria Luisa Del Rosso, apresentaram a proposta que foi abraçada por todas as crianças da unidade.

As docentes afirmam que escolheram arrecadar as caixinhas de leite por ser um produto presente na vida das crianças e que normalmente é descartado da maneira errada, despertando as crianças para duas causas que impactam diretamente o meio ambiente e o futuro delas.

O distrito de Morro de São Bento comporta um alto número de animais abandonados. Cada casinha que foi construída precisou de mais ou menos, 100 caixinhas de leite para ser confeccionada, variando de acordo com o tamanho e o formato delas.

As moradias contam com uma manta de polietileno para evitar a umidade e manter as casinhas aquecidas. Os estudantes foram responsáveis por todo o processo, desde a higienização até a montagem, englobando o autocuidado, a cooperação, a responsabilidade e a empatia para com os outros.

“A aprendizagem solidária ocorre quando você usa o conhecimento para fazer um mundo melhor, sendo o aluno o protagonista do diagnóstico e da solução desse problema, a partir da construção do conhecimento e da conexão entre as disciplinas. Este tipo de aprendizagem é uma ação planejada que visa atender a um problema real, englobando os três saberes: pensar, agir e conviver”, constata a professora Renatta em depoimento para o jornal Diário do Litoral.

A tutora Ana Carolina Romero Martim aponta também para a importância de trazer a conscientização de ajudar o próximo nos alunos. “Se a criança cresce com esse discernimento, ela irá cuidar do animal, do familiar, dos amigos e vai se desenvolver no caráter, buscar um comportamento que o tornará em um cidadão do bem”, ressalta a educadora.

Duas casas já foram instaladas pelas ruas da comunidade, sendo uma nas proximidades da escola e outra nas mediações do Restaurante Bom Prato, que fica no bairro.

Diariamente os alunos fazem a manutenção da casinha, trocam a água, limpam e colocam comida para os animais. Aos finais de semana e fora do horário de aula das crianças, quem ajuda a manter é a comunidade, que acolheu com muito carinho toda a iniciativa, inclusive abastecendo os potes com ração.

O projeto que está na segunda etapa, segue agora para a produção de cobertores, através das caixinhas tetrapak, que serão distribuídas para a população de em situação de rua.

Você viu?

Ir para o topo