EnglishEspañolPortuguês

AMOR DE MÃE

Cadela de 20 anos adota ninhada de gatinhos órfãos

22 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal

Cada vez mais a ciência comprova o quão comovente pode ser a relação entre animais, mesmo quando eles não são da mesma espécie. Conheça a história da cadela Panterinha, que tem duas décadas de vida e um coração enorme.

Em um registro de vídeo feito em Itaberaí, na região noroeste de Goiás, pela tutora aposentada, Laércia Ribeiro Graciano, de 81 anos. É possível ver a pequena cachorrinha cercada por barulhentos filhotes de gato.

“Ela que cuidou da mãe dos gatinhos quando a gata ainda era filhote. Ela é muito amorosa e sempre cuida dos animais que nascem e são rejeitados pelas mães”, conta Laércia em depoimento para o G1.

A idosa disse que a atitude da Panterinha comove a todos, porque ela, que tem 20 anos, nunca teve filhotes. Esse não é o único gesto de cuidado da cadela com os animaizinhos. “Ela não só cuida deles como também amamenta. Quando os gatinhos ficam longe ela logo vai atrás, pega eles pelo pescoço que nem a mãezinha e leva para a caminha”, relata Dona Laércia.

De acordo com a veterinária Lorraine Oliveira Marais Prieto, é comum animais adotarem filhotes de outra espécie que acabaram, por algum motivo ficando sem a mãe. Segundo ela, o gesto é mais presenciado entre cães e gatos, mas não se restringe somente a eles.

“Acontece muito entre cães e gatos, porque são animais domésticos mais comuns. Nesses casos nossa orientação é que o responsável acompanhe se o leite oferecido é o suficiente ou se não será necessário complementar a alimentação dos filhotes. É importante dizer que essa prática não traz nenhum prejuízo para nenhuma das partes”, explicou a médica.

Ao encontrar filhotes desacompanhados da progenitora, dê preferência para uma consulta veterinária antes de encaminhar o animal para amamentação interespécie.

Você viu?

Ir para o topo