EnglishEspañolPortuguês

CONTRABANDO

Aves silvestres em cativeiro são encontradas em feira livre em Alagoas

22 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+

A Operação Libertas realizada em Palmeira dos Índios e Major Isidoro, no interior de Alagoas, resgatou no último sábado (20) trinta e cinco animais selvagens de uma feira de contrabando.

Foto: Divulgação | BPA

Em uma ação conjunta o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto do Meio Ambiente (Ima), deflagrou durante uma fiscalização,, a venda ilegal de animais silvestres em uma feira livre no bairro de Palmeira dos Índios.

Foram resgatados 29 pássaros que estavam expostos em pequenas gaiolas em meio à via pública. Logo após o recolhimento desses animais, as equipes se dirigiram ao bairro de Xucurus, onde encontraram em uma residência mais seis animais em situação de maus-tratos.

Os agentes foram para Major Isidoro recolher uma arara-canindé que tinha sido resgatada no dia anterior, quando se depararam com as cenas ilícitas. Ninguém foi preso e todos os animais estão sob a tutela do Ibama, que irá encaminhar as aves até o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Maceió.

Todas as gaiolas foram levadas para o Eco Ponto de Arapiraca, onde serão destruídas para nunca mais servirem de prisão para a fauna silvestre brasileira.

Dentre os animais recuperados haviam: dez sanhaços, nove galos-da-campina, dois canários-da-terra, quatro tuim, um xexéu-de-bananeira, três extravagantes, dois papa-capim, um jesus-meu-deus, um sabiá, um bigode, um papa-capim de coleira e uma arara-canindé.

O decreto 6.514 de 22 de julho de 2008, prevê multa administrativa de até R$5.000 para quem captura e vende, ilegalmente, animais silvestres.

Você viu?

Ir para o topo