EnglishEspañolPortuguês

CHILE

Crueldade: funcionário de fazenda é condenado por torturar vacas

21 de novembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

O funcionário Hernán Albornoz Cayumán foi considerado culpado do crime de abuso de animais na fazenda Águas Buenas da Sociedad Agrícola, Ganadera y Forestal, localizada no município de Freire, na região de La Araucanía no Chile.

A denúncia apresentada pelo pecuarista Klaus Harz, que trabalhou com Hernán entre os anos de 2010 e 2018, acusa o empregado de abusar e maltratar animais. “As vacas, quando têm problemas de estresse, sofrem com mastite, problemas de alimentação e uma série de outras dificuldades. Isso leva a uma baixa produção de leite e má qualidade de vida para esses animais”, pontua Klaus em entrevista para o portal GDigital.

A ação judicial aberta no ano de 2018 sentenciou nesse mês o sr. Albornoz, a 60 dias de prisão e o pagamento de uma multa no valor de um terço da Unidade Tributária Mensal da propriedade onde o mesmo trabalhou.

“Este caso é inédito, porque a condenação foi alcançada em uma ação solitária sem o apoio do Ministério Público. Que por decisão unanime escolheu não prosseguir com a investigação, e que por isso nós tivemos que forçar a denúncia, conseguindo levar o réu a julgamento e posterior condenação”, destacaram os advogados do escritório Dubabogados, responsável pela ação.

A queixa sustenta que o pecuarista maltratou repetida, clandestina e injustificadamente as vacas leiteiras. Conduta que vinha se desenvolvendo de forma constante desde setembro de 2017. Klaus, o funcionário da fazenda que fez a petição, lamentou que das 154 vacas “15 tiveram o rabo cortado e 64 delas estavam com o rabo quebrado”.

Para Harz, este caso abre um precedente no futuro para que as pessoas saibam que não é permitido bater e maltratar os animais. “Pessoalmente me custou muito dinheiro para prosseguir com a denúncia, porque o procurador nos deixou sozinhos e eu tive que continuar com o juízo de forma particular”, pontua ele.

Por outro lado, afirma que houve mais situações que não puderam ser contabilizadas, pois algumas vacas tiveram que ser sacrificadas depois que tiveram suas pernas quebradas. “O que me alegra é que desde que essa pessoa saiu do campo, nunca mais tivemos nenhum animal maltratado aqui”, finaliza o homem.

Nota da Redação: como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal aprisionado e sofrendo violência e abusos é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente na maior parte dos casos não há ninguém para interceder a favor dos animais, que morrem em virtude de uma indústria que só pensa em dinheiro e nos lucros exorbitantes que essas vidas proporcionam para eles. O único meio para evitar que casos como esse deixem de acontecer, é considerar o veganismo e deixar de contribuir com a indústria pecuária.

Você viu?

Ir para o topo