EnglishEspañolPortuguês

"FESTA DO BALÃO"

Última tendência do Instagram é um desastre ambiental

Exibições de balões extravagantes são extremamente populares no aplicativo de compartilhamento de fotos. Mas nem todo mundo está comemorando

15 de novembro de 2021
Notas ambientais (The Guardian) | Traduzido por Beatriz Kaori
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Nome: festa do balão (baloon bonanza)

Idade: o balão de borracha foi inventado por Michael Faraday em 1824, para fazer experimentos com gases em seu laboratório.

Agora, mais comumente associado com a celebração do que com a ciência, certo? Correto. Nenhuma festa para crianças está completa sem eles. Um monte deles amarrado a uma porta é uma indicação tranquilizadora de que esta é a casa onde a festa está ocorrendo.

Além disso, as pessoas às vezes usam balões para se drogar, não? Aparentemente sim. O óxido nitroso – também conhecido como gás hilariante ou NOS – é transferido dessas latas de prata que você vê por todo o lugar para balões e, em seguida, inalado por pessoas que querem se sentir tontas, risonhas ou eufóricas.

Os adultos também usam balões de forma mais inocente. Eles estão em todo o Instagram. De fato, é a última tendência das celebridades: uma exibição extravagante de balões, muitas vezes em arco, quanto maior e mais ousado, melhor, para comemorar um aniversário, aniversário de relacionamentos, qualquer coisa na realidade.

Exemplos, por favor. Feito em Millie Mackintosh de Chelsea, Amy Hart de Love Island, Harry Kane…

O ex-jogador de futebol? Pare com isso! Harry, o atual atacante do Tottenham e da Inglaterra, e sua esposa, Katie, deram a festa de revelação de gênero sob um arco de balão em tons pastéis de bom gosto.

Não me diga, Harry então tentou chutar um através do arco, mas errou a meio metro? Chega, deixe-o em paz.

Enfim, qual é a conclusão, os balões estão na moda, todo mundo adora balões? Na verdade, nem todo mundo.

Quem não curte? Aves marinhas e outros animais selvagens. Além disso, Danielle Vosburgh, cofundadora do Balloons Blow, um grupo que educa as pessoas sobre os efeitos destrutivos que os balões lançados têm sobre os animais, as pessoas e o meio ambiente. Balões descartados ou descartados de maneira incorreta não apenas poluem, mas podem matar animais que os ingerem. Um estudo de 2019 descobriu que os detritos de balões constituem o material com maior probabilidade de matar pássaros marinhos, incluindo albatrozes.

Estou sentindo a bolha do balão estourando. “Balões são um desperdício de produto descartável que rapidamente se transforma em lixo”, disse Vosburgh.

Balonismo, você pode dizer. Eu culpo essa Nena. Nena?

Noventa e nove balões vermelhos, flutuando no céu de verão… Mas espere, o látex não é biodegradável? Isso é o que a indústria de balões quer que você pense. A verdade é que pode demorar uns dois anos. E, se você é um ganso-patola sendo asfixiado, você não tem esses dois anos…

OK, OK, estou fora, chega de balões. Vaiando balões. Boom! Ou simplesmente não os compre em primeiro lugar.

Diga: “Este ano vamos comemorar jogando folhas para o alto.”

Não diga: “Ei, Harry, você deveria ter pegado um de ouro. Então você poderia dizer que ganhou a bola de ouro*.”

*Bola de ouro (no original em francês Ballon d’Or, a brincadeira de palavras é com a palavra balão em francês e inglês) é um prêmio de futebol anual francês.

    Você viu?

    Ir para o topo