ARMAZENAMENTO DE CARBONO            

Pastagens têm um papel fundamental para salvação do planeta

As pastagens são essenciais para absorver carbono, e os líderes mundiais devem se comprometer para protegê-las, afirma um grupo de conservacionistas            
Foto: Ilustração | Pixabay

A notícia de que a destruição de pastagens ameaçadas não é completamente reconhecida por um projeto de lei europeia anti-desmatamento que foi vazada em 14 de setembro, trouxe à tona o debate da desvalorização de um habitat global que desempenha um papel crucial na luta contra as mudanças climáticas.

Pradarias não são somente reservas de biodiversidade, abrigando uma grande variedade de plantas, fungos, borboletas e abelhas, mas também possuem uma capacidade pouco divulgada de aprisionar carbono.

Considerando que até 3-% do carbono presente na crosta terrestre está armazenado em pastos, pode-se notar que esses locais são tão importantes quanto os outros ecossistemas na luta contra os gases do efeito estufa.

A campanha “Grasslands +”, apoiada por algumas das principais instituições ambientalistas britânicas – incluindo Plantlife, Butterfly Conservation and the Bumblebee Conservation Trust – está convocando proteção ambiental internacional para as pastagens, campos, savanas, pradarias, charnecas, estepes e prados de nosso planeta, para ajudar a mitigar os impactos das mudanças climáticas e aumentar a biodiversidade.

O governo inglês, a União Europeia e outros líderes mundiais devem se comprometer em restaurar, melhorar e proteger esses habitats na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Escócia.

Assinado por:

Ian Dunn, CEO da Plantlife;

Gill Perkins, CEO da Bumblebee Conservation Trust;

Julie Williams, CEO da Butterfly Conservation.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo