EnglishEspañolPortuguês

ENCALHE

Baleia de quase 8 metros é encontrada morta em praia no litoral de São Paulo

Uma equipe do Instituto Biopesca foi acionada e esteve no local para examinar a baleia, encontrada na região do bairro Balneário Flórida

28 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Instituto Foto: Instituto BiopescaBiopesca

Uma baleia-jubarte de quase 8 metros de comprimento foi encontrada morta na terça-feira (26) na orla de Praia Grande, no litoral do estado de São Paulo. Fêmea e juvenil, o animal estava com o corpo em estado avançado de decomposição.

Uma equipe do Instituto Biopesca foi acionada e esteve no local para examinar a baleia, encontrada na região do bairro Balneário Flórida. O animal marinho media 7,7 metros e a causa da morte ainda é desconhecida. Um exame de necropsia será realizado.

Embora o período atual seja considerado temporada de migração as baleias, o número de encalhes e mortes tem sido maior do que o normal, conforme pontuam os especialistas.

Para retirar o corpo do local, o Instituto Biopesca contou com o apoio de servidores públicos da Prefeitura de Praia Grande. Após a retirada da orla da praia, o corpo recebeu a destinação adequada.

O que fazer ao encontrar animais marinhos?

Especialistas reforçam que não se deve tentar resgatar, em hipótese alguma, animais marinhos vivos ou mortos encontrados em praias brasileiras. Nestes casos, o recomendado é isolar o local, manter cães e gatos longe do animal encalhado e acionar um serviço especializado.

Na região de Praia Grande, basta acionar o Instituto Biopesca pelo número 0800-6423341.

    Você viu?

    Ir para o topo