EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Moradores denunciam adoecimento e morte de animais em abrigo municipal em Vitória da Conquista (BA)

Um dos denunciantes registrou um vídeo no qual animais são vistos em condições precárias, em meio a corpos espalhados pelo chão

27 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/TV Bahia

Moradores de Vitória da Conquista, na Bahia, denunciaram o adoecimento e a morte de animais resgatados pela prefeitura. Os animais estariam adoecendo em um abrigo provisório da municipalidade situado às margens da BA-263. Três deles teriam morrido em decorrência de ferimentos.

Um dos denunciantes registrou um vídeo no qual animais são vistos em condições precárias, em meio a corpos espalhados pelo chão. Dentre os animais estariam cavalos, jegues e jumentos.

De grande porte, esses animais são resgatados por funcionários da Secretaria de Serviços Públicos que os retiram das vias públicas para evitar acidentes de trânsito. Após serem resgatados, eles são levados para o abrigo, onde ficam à disposição dos tutores por 8 dias. Após esse período, são disponibilizados para adoção.

Ao ser questionada sobre a denúncia, a Prefeitura de Vitória da Conquista classificou as mortes dos animais como uma “fatalidade”, tendo informado que, dos três animais mortos, dois foram resgatados já feridos, sob suspeita de terem sido vítimas de acidentes, e o terceiro estava baleado e não chegou a ser socorrido por um veterinário.

A administração municipal informou ainda que conta com um profissional habilitado para avaliar o estado de saúde dos animais, mas alegou que o veterinário não estava na cidade para atender as ocorrências do último final de semana.

Um estudo está sendo realizado, segundo a prefeitura, para que um especialista seja contratado em caráter definitivo para dar maior atenção aos animais resgatados.

Você viu?

Ir para o topo