EnglishEspañolPortuguês

MAL EXEMPLO

Bolsonaro participa de competição que explora pássaros ameaçados de extinção

A presença do presidente reforçou o incentivo ao cativeiro de aves e à exploração desses animais em eventos voltados ao lucro e ao entretenimento humano

27 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou no domingo (23) de uma competição de criadores de pássaros ameaçados de extinção. O evento realizado pela Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos apresentavam a modalidade “Curió” e “Bicudo”, como são denominadas as espécies das aves.

O torneio de canto e fibra foi realizado na Granja do Torto, em Brasília, e a presença do presidente reforçou o incentivo ao cativeiro de aves e à exploração desses animais em eventos voltados ao lucro e ao entretenimento humano.

Os ministros Paulo Guedes e Anderson Torres, do Ministério da Economia e da Justiça, respectivamente, também participaram do evento, apoiando a exploração animal e a crueldade impostas a aves que vivem engaioladas, privadas do contato com a natureza.

Escoltado por seguranças, Bolsonaro observou as aves e posou para fotos sem fazer uso de máscara de proteção contra o coronavírus.

De acordo com o ICMBio, existem na natureza cerca de 100 animais da espécie Bicudo. Em cativeiro, porém, podem ser encontrados mais de 180 mil. Todos vivem aprisionados para serem explorados para venda.

A realidade dos Curiós é semelhante. Listado como ameaçado de extinção desde 2014, o animal é alvo frequente de  caçadores e traficantes da fauna. No passado, esses animais eram frequentemente encontrados na natureza. Hoje em dia, a aparição da espécie em liberdade é rara, mas a quantidade de curiós em cativeiro é alta.

Você viu?

Ir para o topo