EnglishEspañolPortuguês

EUA

Cão sobrevive a graves queimaduras e ajuda na terapia de vítimas de incêndio

Depois de anos de tratamento e cirurgias, Taka recuperou-se e recebeu certificado para atuar em terapias de cães em hospitais norte-americanos

26 de outubro de 2021
Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Cão sobrevive a graves queimaduras e ajuda na terapia de vítimas de incêndio
Cão sobrevive a graves queimaduras e ajuda na terapia de vítimas de incêndio – Reprodução

Há três anos, o cãozinho Taka passava pelo momento mais difícil da sua vida: o animal, de 9 anos, sofreu graves queimaduras por causa de um incêndio na casa em que vivia, no estado de Georgia, nos Estados Unidos. Depois de longa recuperação e um novo lar, hoje o cachorro auxilia vítimas de queimaduras em diversos hospitais do país.

No dia 23 de outubro de 2018, um incêndio de grandes proporções tomou conta de uma residência na Geórgia. Os proprietários da casa tiveram tempo de evacuar os filhos, mas infelizmente não conseguiram voltar para resgatar Taka, o cachorro Shiba Inu que vivia sob guarda da família.

As chamas destruíram os alicerces da varanda, que caíram sobre o cãozinho. Ainda assim, ele conseguiu correr para a casa de uma vizinha, com o corpo coberto de cinzas.

Em pânico ao ver a situação de Taka, a vizinha rapidamente entrou em contato com médica veterinária da ONG Care More Animal Hospital, Crystal Lesley.

“Quando vi a foto que ela me enviou, liguei imediatamente para a moradora da casa e pedi que o trouxesse pra mim”, disse Lesley.

“Ela conseguiu ajuda e transporte. Quando Taka chegou aqui, ainda saía fumaça de seu corpo. Nunca havíamos encontrado uma vítima de queimadura tão grave quanto Taka antes e tínhamos medo de que ele não sobrevivesse”.

Os médicos não podiam tocar em Taka, pois ele gritava de dor. Então resolveram sedá-lo para avaliar os ferimentos. Eles perceberam que boa parte das queimaduras eram muito graves e certamente infeccionariam, mas todos, inclusive Lesley, estavam determinados a ajudar o cachorro.

Esforço coletivo

Cão sobrevive a graves queimaduras e ajuda na terapia de vítimas de incêndio - Reprodução
Cão sobrevive a graves queimaduras e ajuda na terapia de vítimas de incêndio – Reprodução

A ONG que acolheu Taka postou uma foto nas redes sociais mostrando a situação dele e contando sua história. Logo, centenas de pessoas se uniram na internet para arrecadar dinheiro suficiente para custear todo o tratamento do doguinho.

No início, a situação não era nada boa: depois de dois dias, Taka piorou e sua dor parecia insuportável.
Foi quando Lesley decidiu levá-lo ao Veterinary Specialists Emergency Care, hospital veterinário referência na Carolina do Sul que poderia cuidar da situação dele.

“Taka e eu deitamos no chão da sala de espera chorando juntos”, relembra Lesley. Ele acabou ficando por um mês e meio lá, sendo visitado pela médica todos os fins de semana.

Ao receber alta no hospital, foi a vez de Lesley cuidar dele. “Semanas de trocas diárias de curativos e tratamento de feridas”, contou. “Foi quando percebemos que Taka não estava conseguindo piscar os olhos”.

Felizmente, uma das enfermeiras do hospital se apaixonou pela história de Taka e se ofereceu para custear uma cirurgia reconstrutiva de enxertos de pele para permitir que o cachorro voltasse a piscar sem problemas.

Um futuro para Taka

Por conta dos muitos cuidados médicos de que Taka precisava, seus antigos tutores resolveram entregá-lo aos veterinários, alegando falta de tempo e de condições financeiras para liderar seu processo de recuperação.

“Então eu tomei as rédeas e cuidei de Taka. Certo dia, finalmente percebi que não poderia me separar dele”, disse Lesley. Foi quando o cãozinho foi oficialmente adotado pela médica veterinária.

“Depois de meses de recuperação e do impacto que sua história teve na comunidade, fui abordada por uma enfermeira do centro de vítimas de queimaduras, que convidou Taka para visitar as crianças do setor, na esperança de dar a elas algo com que se relacionar”.

Lesley soube, de imediato, que a personalidade de Taka era perfeita para esse trabalho. “Ele ama crianças e pessoas em geral”, garante. Ela o descreve como a mistura perfeita de “cachorro bobo e doce”.
“Eu pensei sobre isso e decidi que ele era muito especial para não compartilhá-lo com o mundo”, resumiu.

Treinamento de cães para terapia

Para trabalhar na unidade de vítimas de queimaduras, Taka precisaria de uma certificação de “Cão de Terapia”,
exigida na maioria dos estados norte-americanos. A partir daí, Lesley e o cãozinho começaram uma jornada de treinamento específica.

Ela começou a trabalhar com a adestradora Mandy Foster, que ensinou à Taka tudo que ele precisava para tornar-se um “cão terapeuta”.

De acordo com o site Razões para Acreditar, Taka obteve seu certificado no dia 26 de julho.

“Só de pensar no quão longe ele chegou e onde está agora, é tão emocionante. A quantidade de amor e respeito que tenho por Taka é profunda”, concluiu ela.

Agora, Lesley espera que o cachorro possa ajudar e inspirar dezenas de pacientes sobreviventes de incêndios em suas visitas à hospitais norte-americanos.

    Você viu?

    Ir para o topo