EnglishEspañolPortuguês

RESGATE

Araras, gambá e gavião-pombo são socorridos após tempestade em Campo Grande

A Prefeitura registrou aumento de 40% no número de resgate de animais silvestres com o início da primavera e aumento das chuvas

26 de outubro de 2021
Amanda Andrade | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Araras resgatadas durante o fim de semana em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Araras resgatadas durante o fim de semana em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Depois de temporal registrado no último sábado (23/10) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, diversos animais silvestres foram resgatados em área urbana.

Segundo a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, foram socorridos um filhote de gavião-pombo, um gambá e quatro filhotes de arara-canindé. Todos os animais foram levados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Na Rua Rádio Maia, na Vila Popular, pedreiros flagraram o momento em que filhote de arara-canindé sobrevoou sobre eles e caiu próximo de uma grade de metal. A ave foi resgatada e levada para atendimento veterinário.

No Bairro José Pereira, na Rua Homero Lima, um filhote de gavião-pombo foi localizado no quintal de uma residência. Já no Jardim Tarumã, na Rua Manoel Francisco Leal, um gambá machucado foi encontrado por uma moradora após o cachorro dela começou a latir muito.

Do outro lado da cidade, no Parque dos Novos Estados, na Rua Guarataia, a força do vento derrubou  3 filhotes de arara-canindé de uma palmeira.

A tempestade, esperada para as primeiras horas de sábado, chegou à noite e atravessou a madrugada de domingo (24/10), com rajadas de ventos de até 65 km/h.

Resgates aumentam 40%

Com início da primavera e o aumento de tempestades, a Prefeitura de Campo Grande registrou um aumento de 40% no número de resgates de animais silvestres levados para o Centro de Reabilitação na capital.

Entre 16 a 18 de outubro, o número de animais resgatados e levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres saltou de 32, no mesmo período do ano passado, para 45 em 2021.

Esta é a época do ano em que as aves se reproduzem. Muitas vezes, os filhotes caem dos ninhos e se machucam.

“É um período propício a acidentes porque as aves estão se reproduzindo. E com a chuva e a ventania houve um aumento considerável no número de feridos. Cada animal vai levar um tempo para se recuperar. As aves só podem voltar à natureza quando estiverem voando”, explicou o médico veterinário Lucas Cazati.

Atualmente, o Cras está com cerca de 120 animais silvestres de diversas espécies.

Você viu?

Ir para o topo