EnglishEspañolPortuguês

ESTUDO

Dieta à base de vegetais pode reduzir risco de câncer de próstata

25 de outubro de 2021
Natália Oliveira | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Um estudo publicado em setembro no periódico da Associação Americana de Urologia (AUA) revela que uma dieta à base de vegetais pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. A conclusão foi baseada em 47.243 avaliações de homens que tiveram acompanhamento de saúde por até 28 anos.

“A priori, formulamos a hipótese de que uma dieta à base de vegetais estaria associada a um menor risco de canceres avançados e letais, e entre os homens com menos de 65 anos.”

O estudo também avaliou dados de 6.660 homens diagnosticados com câncer de próstata, incluindo 516 em estágio avançado, 958 em estágio de letalidade e 807 mortes provocadas pela doença, com base em hábitos alimentares, a conclusão foi de que uma dieta à base de vegetais pode reduzir o risco de câncer de próstata e sua letalidade.

“Além dos benefícios bem estabelecidos para a saúde geral e o meio ambiente, os dados deste estudo prospectivo fornecem evidências de que maior consumo de alimentos vegetais saudáveis pode estar associado a um menor risco de câncer de próstata fatal entre homens mais jovens”, destaca.

Vários benefícios à saúde

“As dietas à base de vegetais estão associadas a vários benefícios à saúde, bem como a um impacto ambiental favorável. Em relação ao câncer de próstata, estudos anteriores sugerem um papel benéfico de alimentos de origem vegetal (por exemplo, tomates com licopeno) e um papel potencialmente prejudicial de alimentos de origem animal (por exemplo, carnes e laticínios).”

No entanto, o estudo frisa que ainda pouco se sabe sobre os padrões alimentares envolvendo uma dieta à base de vegetais e sua relação com menor desenvolvimento de câncer de próstata. “Association of plant-based dietary patterns wirh prostate cancer risk”, publicado no The Journal of Urology, foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) e teve o apoio da Fundação do Câncer de Próstata.

Você viu?

Ir para o topo