EnglishEspañolPortuguês

TECNOLOGIA

Google Maps mostra a jornada que emitirá menos carbono para os carros

24 de outubro de 2021
Tainá Fonseca | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

O Google Maps deve oferecer aos motoristas a rota que emitirá menor quantidade de carbono para a rota escolhida como parte das políticas ambientais da empresa.

Motoristas poderão selecionar a rota com a menor quantidade de emissão de carbono depois que fatores como trânsito e os caminhos em morros forem considerados. O novo produto será lançado nos EUA na quarta-feira e ano que vem na Europa. Quando o tempo das jornadas for praticamente igual, o Google Maps não mostrará a opção de menor emissão de carbono.

O chefe executivo da Google, Sundar Pichai, afirmou que a iniciativa pode economizar 1 milhão de toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente a tirar 200.000 carros das ruas.

“Andar de carro é uma das ações que mais emitem carbono que as pessoas tomam diariamente. Começando [na quarta-feira] nos EUA, e em 2022 na Europa, Google Maps deixará você escolher a rota com menor emissão de carbono se ela já não for a mais rápida”, disse Pichai.

O Google adicionou que isso tornará mais fácil a visualização das opções de carros híbridos e elétricos para compradores online, e também para compará-los com os modelos abastecidos por gasolina.

Outras iniciativas verdes anunciadas pela empresa de tecnologia incluem colocar as informações sobre as emissões na sua ferramenta de pesquisas sobre voos, o Google Flights. A partir de quarta-feira, usuários em volta do mundo poderão ver as emissões de carbono por assentos em todos os voos e as opções de voos com menores emissões. A pesquisa de hotéis também incluirá informações sobre os esforços de sustentabilidade dos hotéis.

O Google também revelou mudanças nas pesquisas de compras. Quando os usuários pesquisarem eletrodomésticos que utilizam bastante energia como lavadores de louça ou aquecedores de água, sugestões nas abas de compras ajudarão os compradores a tomar ações sustentáveis.

O Google anunciou em 2020 que tinha o objetivo de ser movido exclusivamente a energia de pouco carbono até 2030.

“Mudanças climáticas não são mais uma ameaça distante,” afirmou Pichai. “É cada vez mais pessoal e local. Pelo mundo inteiro, incêndios, enchentes e outras condições extremas do clima continuam a afetar nossa saúde, nossas economias e nosso futuro no planeta. Nós precisamos de soluções urgentes e significativas para resolver esse desafio.”

    Você viu?

    Ir para o topo