MORTES EM MASSA            

Doenças causadas pela pecuária atingem santuários de animais selvagens

           
Foto: Ilustração | Pixabay

Doenças que têm como origem a criação intensiva de animais para consumo, como a gripe aviária, estão afetando santuários de animais selvagens. No Reino Unido, pelo menos cinco cisnes, cinco focas e uma raposa morreu em decorrências de doenças causadas pela pecuária. Um relatório aponta que a os animais foram infectados com uma cepa de gripe aviária conhecida como H5N8.

Especialistas afirmam que as focas sofreram convulsões e a raposa morreu durante a noite após apresentar anorexia e mal-estar. Os cisnes sofreram de letargia por alguns dias e morreram. A necropsia indicou que os animais sofreram de encefalite, inflamação dos tecidos ativos do cérebro, causada pelo vírus da cepa H5N8.

Foto: Ilustração | Pixabay

No ano passado, milhares de aves foram massacradas em granjas para conter surtos de gripe aviária e especialistas acreditam que essa cepa migrou para reservas da vida selvagem. O relatório demonstra surpresa em saber que o vírus também afeta mamíferos selvagens e pode levar espécies a mortes em massa e até mesmo a extinção de muitas espécies.

O vírus entrou na reserva após o resgate de cinco cisnes (Cygnus olor) que foram encontrados muito debilitados em novembro de 2020. “Essas aves foram internadas por vários motivos, incluindo trauma, baixo peso e fraqueza. Não houve suspeita de infecção com vírus da gripe aviária na admissão”, disse um porta-voz da reserva.

Foto: Ilustração | Pixabay

Os cisnes estavam em estado selvagem e são considerados a fonte da gripe aviária que atingiu a reserva e teme-se que mais animais sejam infectados.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo