EnglishEspañolPortuguês

CRUELDADE

Agressor borrifa gás lacrimogêneo nos olhos de urso-negro no México

A agressão foi registrada em um vídeo que viralizou nas redes sociais e gerou revolta entre os internautas

21 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Momento em que o gás lacrimogêneo é jogado no urso (Foto: Reprodução)

Um urso-negro foi agredido por um homem que borrifou gás lacrimogêneo nos olhos do animal. O crime teria acontecido no bairro de Olinalá, no município de San Pedro Garza García, em Sierra Madre, no México. O urso caminhava pela rua sem ameaçar a integridade física do agressor quando foi atacado.

Após a agressão, o urso retornou para o habitat caminhando lentamente. Assim que borrifa o aerosol, o homem comenta que “gás lacrimogêneo é super eficaz”.

Em julho deste ano, o Código Penal de Nuevo León foi reformado, estabelecendo punição para casos de maus-tratos a animais. No artigo 445 da lei, está previsto “1 a 3 meses de prisão e multa de 25 a 50 cotas” para “quem, por ação ou omissão, cometer maus-tratos ou crueldade contra qualquer espécie de animal doméstico, causando ferimentos, dor ou sofrimento que afetem seu bem-estar”.

De acordo com a lei, “quando os maus-tratos ou crueldade impliquem em perigo a vida do animal doméstico, a pena será aumentada em até metade; e caso os maus-tratos ou crueldade contra os animais provoquem a morte do animal doméstico, serão impostos de seis meses a dois anos de prisão e pena pecuniária de 100 a 250 cotas”.

“Além das sanções previstas para este crime, quando os maus-tratos ou a crueldade contra qualquer animal doméstico nos termos do parágrafo anterior forem cometidos por servidor público que, em decorrência de sua função, seja encarregado de cuidar de animais domésticos, ele será sancionado com inabilitação ou suspensão para exercício de cargo ou comissão por tempo igual à pena de prisão”, completa.

Os mexicanos, no entanto, acreditam que os maus-tratos cometidos contra o urso não serão punidos por se tratar de uma espécie selvagem. Nas redes sociais, internautas indignados com o abuso ao qual o animal foi submetido desabaram dizendo que “com certeza nada vai acontecer” com o agressor.

Você viu?

Ir para o topo