EnglishEspañolPortuguês

ATÍPICO

Mudanças climáticas podem ter feito beluga se separar de grupo

18 de outubro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

Belugas, também chamadas de baleias-brancas, são consideradas por especialistas animais extremamente sociáveis e que vivem, principalmente, nas águas geladas do Ártico em grandes grupos, mas uma nova descoberta feita por cientistas aponta que ainda há muito a descobrir sobre o comportamento da espécie. Uma beluga foi encontrada vivendo sozinha na região da costa de Seattle, a quase 2.400 quilômetros de sua população mais próxima no Alasca.

Ao que tudo indica ela não está perdida ou desorientada, ela simplesmente escolheu viajar sozinha e está indo muito bem. No entanto, a organização Orca Network tem uma outra teoria. Um porta-voz anunciou que acredita que o animal, talvez, estivesse sido mantido em cativeiro na região e por isso não consegue ir para mais longe, mas o fato dela estar muito confortável no oceano coloca essa opinião em dúvida. A beluga solitária é simplesmente um mistério.

Há dois anos, uma baleia-branca, também solitária, ficou mundialmente famosa após ser encontra na costa da Noruega com uma câmera instalada em seu torso. Diversas teorias especulativas afirmavam que o animal tinha sido mantido em cativeiro e treinado para ser um espião da Rússia, mas especialistas afirmam que a câmera fazia parte de um projeto de preservação da espécie e não tinha como objetivo fins militares ou políticos.

Agora, pesquisadores estão tentando descobrir a que grupo a beluga vista em Seattle pertence. As mudanças climáticas estão impactando negativamente o comportamento dos animais e há preocupação se a beluga se separou em busca de alimento ou se simplesmente teve iniciativa própria. Há também temor sobre a saúde do ecossistema natural da beluga, cada vez mais prejudicado pelo aumento da temperatura do planeta.

    Você viu?

    Ir para o topo