EnglishEspañolPortuguês

CAMPANHA

Ativistas lutam para transferir elefante Sandro de zoo para santuário

O movimento é liderado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

17 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Ativistas pelos direitos animais iniciaram uma campanha pela transferência do elefante Sandro, de 50 anos, do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Mato Grosso.

O movimento é liderado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, que iniciou uma mobilização para recolher assinaturas em uma petição a favor da transferência (confira aqui).

Desde 2020, Sandro suporta a solidão no zoológico. Isso porque ele tinha como companhia a fêmea Raysa, da mesma espécie. O animal, porém, morreu no ano passado, deixando-o sozinho. Desde então, a transferência do elefante é cogitada.

Para o promotor Jorge Marum, do Ministério Público de São Paulo (MPSP) em Sorocaba, o local mais adequado para receber o elefante é o Santuário de Elefantes Brasil (SEB). A instituição, por sua vez, demonstrou interesse em abrigar o animal e relatou ter capacidade para recebê-lo.

No entanto, recentemente a Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba informou ter a intenção de fazer a transferência do elefante para o Zoológico do Rio de Janeiro, onde ele permaneceria sendo explorado para entretenimento humano.

O Fórum Animal argumenta que o santuário tem melhor estrutura para receber Sandro, com espaço, floresta, riachos e outros elefantes que conviveriam com Sandro, além de cuidados especializados.

    Você viu?

    Ir para o topo