EnglishEspañolPortuguês

MISSÃO

Projeto Esperança nasce após resgate de cachorro em SP

O projeto distribui alimentos e itens de higiene para até 400 pessoas por mês de diferentes comunidades de SP que vivem em situação de vulnerabilidade social com seus animais.

16 de outubro de 2021
Felipe Cunha | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: UOL | Arquivo Vitória Mesquita

A veterinária Vitória Mesquita, de 24 anos, resgatou um cachorro de idade avançada debaixo de um viaduto no centro de São Paulo, em meados de 2020. O cachorro de cor caramelo apresentava um estado de anemia severa, debilidade motora e quase sem esperança de vida.

“Ele estava muito debilitado, era um cachorro à beira da morte, mas acreditei que iria melhorar e resolvi tentar, mesmo que fosse em vão. Levei ele a um hospital veterinário e indicaram eutanásia, pois estava em situação crítica”, informa a veterinária ao portal UOL.

Movida pela esperança do cachorrinho sobreviver, Vitória levou o animal para sua casa e fez uma internação intensiva em seu quarto. “A cada três horas alimentava e dava remédio. Foi um tratamento intensivo com muito amor, cuidado e principalmente esperança”, conta.

Cerca de 20 dias depois, o cachorro que lutava em meio às ruas de São Paulo por sobrevivência, apresentou evolução positiva em seu quadro com os cuidados de Vitória, e o sentimento que faltava a ele, acabou se tornando o seu nome: Esperança!

Esperança e solidariedade 

Foto: UOL | Arquivo Vitória Mesquita

Depois do fortalecimento do cão Esperança, Vitória, mais uma vez amparada pela fé e coragem, deu continuidade em suas boas ações, que havia iniciado durante a pandemia em seu condomínio onde mora, no município de Santo André, região metropolitana de São Paulo.

“No começo da pandemia, em 2020, colocava caixas na entrada do prédio em que moro para arrecadar produtos de higiene e alimentos não perecíveis. Depois, entregava junto com meus pais pelas ruas do bairro e embaixo de pontes e viadutos, onde estivesse pessoas precisando”, conta.

Após o resgate do cãozinho, a jovem veterinária ampliou suas ações e formalizou o que estava fazendo. “Criei um projeto em homenagem ao cachorro para espalhar a esperança a todos os lugares que precisem. Em pouco tempo, consegui voluntários, que vão para as ruas ajudar desde o começo e atendemos muitas pessoas que dependem da sorte”, complementa.

Assim foi germinado e nutrido o Projeto Esperança, que contempla atualmente até 400 pessoas por mês que estão em situação de rua com seus respectivos animais. O projeto distribui alimentos e itens de higiene para moradores de diferentes comunidades de São Paulo.

As ações são realizadas quinzenalmente, às segundas-feiras à noite, onde são distribuídos lanches e cobertores. “Oferecemos ração e atendimento veterinário gratuito para os animais, além de kits de higiene, absorventes e camisinhas para seus donos. Não temos pontos fixos, mas já atendemos nos bairros Santo Amaro, Luz e outras regiões do centro de São Paulo”, esclarece em entrevista para o portal.

Fazendo o bem para pessoas e animais

Foto: UOL | Arquivo Vitória Mesquita

O grupo que reúne cerca de 200 voluntários e limita a saída de campo em escala de 35 membros – para manter o distanciamento social entre membros e atendidos – também distribui cobertores, lanches e chocolate quente nos dias em que as temperaturas despencam em São Paulo.

Nos dias de comemoração, como Páscoa e Natal, os voluntários do Esperança entregam brinquedos e chocolates nos pontos de atendimento. Entre os bairros atendidos pela ação estão: Comunidade Vila Dos Heróis (Brasilândia/Zona Norte) e nos arredores da Freguesia do Ó.

Com afeto, esperança e cuidado, Vitória também atende animais abandonados. Os bichinhos ganham um dia de petshop, com direito a banho, roupinhas e acessórios, além de sessões de fotografia e divulgação nas redes sociais do projeto, com a missão de encontrar novos lares e tutores para cães e gatos.

Sobre o Esperança, o cão que despertou em Vitória a vontade de continuar praticando o bem e ampliar seu projeto iniciado na pandemia, hoje está saudável e vive cheio de qualidade de vida com sua nova família, que é conhecida da veterinária idealizadora do projeto.

Como ajudar

Para adoção de animais, fazer parte da equipe de voluntários ou doar itens e dinheiro para o Projeto Esperança, basta entrar em contato via mensagem privada pela página do Instagram.

Você viu?

Ir para o topo