EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Peixe-lua gigante é retirado do mar por pescadores e explorado por pesquisadores

16 de outubro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | YouTube

Um peixe-lua, maior peixe ósseo do mundo, medindo cerca de 3,2 metros de comprimento e 2,9 metros de largura foi capturado e retirado do seu habitat por pescadores de atum na costa mediterrânea de Ceuta, na Espanha. A espécie é classificada como vulnerável e não é consumida na Europa, em razão de liberar neurotoxinas que fazem mal à saúde humana, mas em vez de devolver o animal para o mar, os pescadores chamaram biólogos e pesquisadores para estudar o animal.

Um vídeo que viralizou em diversos portais e redes sociais, mostra os animais lutando para respirar enquanto é mantido suspenso por um guindaste e o seu corpo é estudado. Primeiro, colocaram o animal sobre uma balança, que cedeu ao peso do peixe-lua e quebrou. Os pesquisadores colheram sangue e amostras de DNA para estudar os motivos da possível mutação que causou gigantismo no peixe. Os pesquisadores acreditam que o animal pesa duas toneladas.

Um dos biólogos que participaram do estudo improvisado confessou que todos os procedimentos foram feitos colocando toda a equipe em perigo em razão do peso do animal, que podia naufragar o barco, quebrar o guindaste e ferir pessoas, além o próprio animal. “Tivemos que lidar com a situação, avaliar os perigos porque estávamos no meio do mar com dois barcos, um guindaste, o peso e principalmente por ser um animal vivo”, disse.

Após o peixe-lua ter sido molestado pelos cientistas, o peixe foi finalmente devolvido ao mar e desapareceu rapidamente no fundo do mar. Além de ter tido o seu corpo violado, o animal foi submetido a uma grande situação de estresse, sofrendo com a privação de oxigênio, interação forçada com seres humanos e sendo fotografado e medido. Não ficou claro qual será a vantagem do estudo para a preservação da espécie ou se foi motivado apenas pela curiosidade humana.

É importante destacar, que a pesca é responsável pela morte indireta de mais de 25 milhões de animais marinhos por ano.

    Você viu?

    Ir para o topo