EnglishEspañolPortuguês

NOVA CHANCE

Filhote de urso é salvo de traficantes e enviado para santuário

16 de outubro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Animals Asia

Um pequeno e indefeso ursinho foi regatado na fronteira de Dien Bien, entre o Vietnã do Norte e o Laos. O animal seria retirado do país por traficantes de animais que pretendiam explorá-lo para a produção de bílis. A organização Education For Nature Vietnam (ENV) acionou a polícia e realizou a denúncia. Após o resgate do animal selvagem, o santuário Animals Asia foi chamado para acolhê-lo, pois como ele era apenas um bebê, não poderia ser simplesmente devolvido à natureza.

O bebê urso tinha apenas 30 kg e os ativistas acreditam que a mãe do animal foi morta para que o filhote fosse sequestrado. Os traficantes foram presos em flagrante quando estavam a caminho do Laos, a principal suspeita que é o comprador do animal o usaria para a extração de bílis, mas também é possível que se tratasse da venda do urso como um animal doméstico exótico, prática que tem, infelizmente, se tornado comum na Ásia.

Foto: Animals Asia

Quando chegou no santuário da Animals Asia, o filhote foi submetidos a exames veterinário que descobriram que o animal na verdade trata-se de uma fêmea. Ela foi batizada de Maravilha. O transporte da ursinha não foi nada fácil, Dien Bien fica a cerca de 500 km de nosso santuário em Tam Dao e a viagem entre as províncias é estritamente restrita em razão da Covid-19. Todos os ativistas tiveram que realizar exames e aguardar uma autorização oficial.

A polícia de Dien Bien foi muito solícita e escoltou os ativistas até o santuário, garantindo a segurança do filhote resgatado. A viagem durou cerca de sete horas e o bebê chegou em segurança. Agora, ele terá a chance de ter uma vida digna e livre. Ela ainda está em quarentena, mas logo poderá conhecer os outros ursos do santuário. Maravilha ainda passará por um processo de adaptação, mas não há nenhuma dúvida do quanto ela será feliz de agora em diante.

Foto: Animals Asia

    Você viu?

    Ir para o topo