EnglishEspañolPortuguês

TECNOLOGIA

Instituto cria ferramenta que simula catástrofes para alertar sobre efeitos da crise do clima

O projeto foi desenvolvido durante dois anos por 30 cientistas e recebeu o nome de This Climate Does Not Exist (“este clima não existe”), fazendo referência às mudanças causadas pela crise do clima

15 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Simulação de inundação na praça Times Square, em Nova York (Foto: Instituto de Inteligência Artificial do Québec)

O Instituto de Inteligência Artificial do Québec (Mila) desenvolveu uma ferramenta que simula os efeitos de inundações, incêndios e nuvens poluentes em diferentes locais do mundo. A iniciativa é de uma equipe de pesquisadores comandados por Yoshua Bengio, considerado um dos pais das redes neuronais.

O projeto foi desenvolvido durante dois anos por 30 cientistas e recebeu o nome de This Climate Does Not Exist (“este clima não existe”), fazendo referência às mudanças causadas pela crise do clima. Aberta ao público, a ferramenta pode ser utilizada de forma simples: basta digitar um endereço ou selecionar um ponto registrado pelo Google Street View e escolher o que quer visualizar no local: inundação, incêndio descontrolado ou nuvem de poluição.

“Um dos desafios mais importantes foi conseguir que o algoritmo fosse capaz de simular inundações em uma grande variedade de imagens”, disse ao jornal El País o pesquisador Alex Hernandez-Garcia.

“Simplificando muito, um módulo do algoritmo se encarrega de detectar quais partes da imagem devem ser cobertas de água e outro módulo se encarrega de gerar a textura da água incorporando o contexto da imagem —por exemplo, o reflexo dos edifícios. Finalmente, o resultado destes dois módulos é combinado para gerar a imagem final”, completou.

Para que o resultado final fosse possível, técnicas de visão artificial e aprendizagem automática foram combinadas. “Por um lado, geramos uma cidade virtual por computador que nos permitiu ter uma série de imagens com e sem água. Também ajustamos um algoritmo que fosse capaz de fazer boas interpretações nesse mundo virtual, detectando as diferentes partes de uma cena: chão, carros, edifícios, árvores, gente, etc. Por outro lado, o algoritmo deve ser capaz de fazer boas interpretações em imagens reais (as do Google Street View)”, explicou.

Além de apresentar a imagem, a ferramenta também fornece informações sobre as causas e as consequências das catástrofes e a relação de cada uma delas com as mudanças climáticas.

“Se não fizermos nada, logo enfrentaremos grandes catástrofes climáticas. Este site torna os riscos da mudança climática muito mais reais e pessoais para os indivíduos”, comentou o professor Bengio, diretor científico do Mila, em entrevista ao El País.

    Você viu?

    Ir para o topo