INEFICIÊNCIA            

Sistema Nacional de Meteorologia é suspenso em meio à crise hídrica

           
Foto: Reprodução | YouTube

Segundo o portal O eco, após quatro meses de criação, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) é suspenso pelo governo federal. O fim do órgão ocorre em período de pior crise hídrica da história do Brasil. O órgão reunia os trabalhos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

De acordo com o Estadão, o fechamento do órgão cooperativo entre os três principais institutos da área meteorológica foi determinado pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Como substituto, há uma tentativa da Secretaria Especial de colocar uma comissão criada há 18 anos, a qual nunca entrou em operação: a Comissão de Coordenação das Atividades de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia.

Foto: Ilustração | Pixabay

Em maio deste ano, logo após ser criado, o SNM alertou para uma emergência hídrica, em um cenário configurado em racionamento de energia, apagões e prejuízos para a agricultura nos meses seguintes.

O alerta levou a representantes do Sistema serem incluídos em reuniões na Casa Civil da Presidência da República para tratar sobre as emergências hidrológica e energética.

Ainda não houve notificação do governo para o fim do SNM. O assunto ainda será discutido internamente pela Casa Civil, segundo o Ministério da Agricultura. A pasta também diz que a cooperação entre Inmet, INPE e Censipam se mantém.

Com o SNM suspenso, os alertas hídricos voltaram a ser divulgados pelo Inmet.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo