EnglishEspañolPortuguês

BIOTECNOLOGIA

Cultivo de algas pode ser alternativa ao consumo de carne

4 de outubro de 2021
Heloisa Araujo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Brent Durand/ Getty Images

Algas são organismos essenciais no equilíbrio dos ecossistemas. Elas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e acredite, podem fazer muito mais. É o que diz o cientista Jean-Paul Cadoret, um dos destaques da New Food Conference que acontecerá em outubro de 2021.

A feira Anuga é a maior feira comercial de alimentos e bebidas do mundo e um barômetro importante da indústria e de seu futuro. Alimentos à base de plantas e proteínas alternativas experimentaram um verdadeiro boom nos últimos anos e o segmento continua a crescer, como evidenciado pela presença à base de plantas na Anuga.

Em entrevista ao blog da ProVeg, o Dr. Jean-Paul Cadoret, que é diretor científico da Algama e presidente da European Algae Biomass Association, falou da variedade e do potencial biotecnológico das algas para os seres humanos. “Podemos utilizar esse poder biológico e bioquímico para produzir carboidratos, óleos, vitaminas e até hidrocarbonetos e plásticos biodegradáveis. Como tal, podemos chamá-los de plantas do futuro, sem hesitação”, disse o cientista.

As algas na indústria alimentícia

Foto: Carlos Piler/ Embrapa

De acordo com o Dr. Jean-Paul, algumas iniciativas no setor de alimentos usam algas como ração para peixes e camarões. Além disso, as propriedades nutricionais desses organismos fornecem uma dieta balanceada para quem a consome, incluindo minerais essenciais.

Já conhecida pela sua contribuição na manutenção de ecossistemas marinhos, as algas também podem auxiliar na recuperação de solos marinhos. Mas segundo o Dr. Jean-Paul as possibilidades de uso das algas ainda não foram devidamente exploradas.

“Sua variada biologia e biodiversidade permitem que eles evoluam em habitats e ambientes extremos. Essa imensa diversidade, revelada após décadas de pesquisa, oferece um vasto campo de possibilidades para aplicações biotecnológica”, disse ele, que também é doutor em Biologia Molecular e Ciência Marinha. O cultivo de algas podem vir a ser uma alternativa ao sistema alimentar atual.

A New Food Conference da ProVeg, organização internacional líder em conscientização alimentar, acontecerá de maneira presencial na feira Anuga, em Colônia (Alemanha), nos dias 10 e 11 de outubro. O evento ocorreu pela primeira vez em 2019.

Você viu?

Ir para o topo