Doe agora

CONSCIÊNCIA

ONG alerta sociedade sobre exploração de elefantes para o turismo

26 de setembro de 2021
Elys Marina | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Certas pessoas acreditam que não há nada de errado em shows, eventos e passeios com elefantes. Geralmente, elas afirmam que há diversas formas de oferecer “entretenimento ou turismo responsável” envolvendo esses animais.

No entanto, de acordo com a organização Proteção Animal Mundial, isso é um grande erro. Acreditar que elefantes que nascem em cativeiro não são selvagens já é um equívoco, de acordo com a entidade.

“Domesticado significa que uma espécie foi seletivamente criada por humanos por muitas gerações para ter características físicas e comportamentais específicas. No caso dos elefantes, mesmo os que nascem em cativeiro ainda são selvagens.”

E por possuírem características tão iminentes é que os elefantes explorados para passeios ou espetáculos são submetidos a treinamentos agressivos e cruéis com o objetivo de controlá-los.

“Esse método de controle, chamado ‘the crush’, envolve restrições físicas, de comida e água, além de, em muitos casos, dor intensa. É um processo extremamente estressante para os elefantes que são capturados ou nascidos em cativeiro.”

A Proteção Animal Mundial também alerta que, embora os elefantes sejam grandes e fortes, suas costas não foram feitas para carregar turistas.

“A sela e o peso dos passageiros podem causar dor e ferimento. Eles também não são fisicamente feitos para ficar nas patas traseiras, como fazem nos espetáculos. Esses truques são realizados apenas porque foram treinados por meio da dor e do medo.”

Quando os elefantes não estão se apresentando, é comum mantê-los acorrentados e isolados. “Isso causa estresse e comportamentos não naturais, como mover compulsivamente a cabeça de um lado para o outro. Isso porque os elefantes são animais inteligentes e sociais e não têm suas complexas necessidades atendidas ao serem explorados para o entretenimento”, explica a organização.

A Proteção Animal Mundial diz que como as taxas de reprodução de elefantes em cativeiro são baixas, para atender a indústria do entretenimento é natural capturar os animais na natureza.

“É uma atividade brutal. Há cada vez mais relatos de mães e tias elefantas que são mortas durante a caça de elefantes jovens. Isso é uma grande ameaça para a população de elefantes asiáticos selvagens, que diminuiu drasticamente no último século”.

A melhor maneira de não apoiar tudo isso, é não incentivar ou participar de passeios, eventos ou qualquer tipo de turismo ou entretenimento com esses animais.

Você viu?

Ir para o topo