EnglishEspañolPortuguês

SANTA CATARINA

Pesquisadores salvam uma toninha, golfinho ameaçado de extinção

25 de setembro de 2021
Maria Carvalho | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Projeto Toninhas do Brasil

Uma toninha (Pontoporia blainvillei), uma pequena espécie de golfinho ameaçada de extinção, foi salva após ficar presa em uma rede de pesca na quinta-feira (16), na Praia Grande, localizada em São Francisco do Sul (SC). O animal foi salvo por pesquisadores dos projetos de Monitoramento de Praia da Bacia Santos (PMP-BS) e Toninhas do Brasil. A operação de resgate durou cerca de três horas e a toninha, felizmente, não ficou ferida.

Ela foi batizada de “Garoa”, em razão de uma chuva fraca que caia no momento do salvamento. O golfinho não precisou ser encaminhado para uma clínica veterinária e pode ser devolvido ao seu habitat logo após receber os cuidados necessários. Garoa voltou ao mar nas águas calmas da Praia de Enseada. Segundo informações do portal G1, os profissionais que atuaram no resgate ficaram muito emocionados, pois raramente essa espécie é encontrada com vida.

Foto: Projeto Toninhas do Brasil

Segundo informações do Instituto Biopesca, as toninhas habitam em águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina, em profundidades de até 30 metros e podem ser facilmente identificadas pelo pequeno porte e o rostro (focinho), que é longo e fino, com mais de 200 dentes. Os olhos também são pequenos e a nadadeira dorsal é pequena e retangular. O corpo das toninhas têm coloração que pode variar entre tons de marrom, cinza e amarelo.

    Você viu?

    Ir para o topo