EnglishEspañolPortuguês

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Desmatamento da Amazônia coloca em risco o sauim-de-coleira

25 de setembro de 2021
Heloisa Araujo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Robson Czaban/ ICMBio

O sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie com cerca de 30 mil indivíduos no estado do Amazonas, tem como principal ameaça à sua sobrevivência o desmatamento das florestas. O animal se distribui entre a capital Manaus e o município de Itacoatiara, em uma área de aproximadamente 7.500 km².

Em entrevista ao portal G1, Marcelo Gordo, coordenador do Projeto Sauim-de-Coleira, a espécie do primata depende de uma floresta bem conservada, que não necessariamente precisa ser primária, já que eles conseguem se manter saudáveis em locais arborizados.

Foto: Robson Czaban/ ICMBio

Entretanto, além do desmatamento, outros fatores podem contribuir para a extinção do sauim-de-coleira, como acidentes com animais domésticos e fragmentação do ambiente. “Ou seja, vai ficar um pedaço de floresta aqui, outro lá longe, e isso acaba gerando também um transtorno que cria uma situação que coloca os animais em risco. Eles vão ter uma bota de floresta e de contato com os seres humanos, cachorros, choques elétricos, vão atravessar de um lugar para o outro e morrer atropelado”, explicou o biólogo, que também faz parte da Universidade Federal do Amazonas.

Foto: Marcelo Gordo

Ainda de acordo com Marcelo Gordo, como zerar o desmatamento na região é difícil, um melhor planejamento da política de manutenção da fauna deveria ser pensado. No ano de 2018, houve a criação de uma Unidade de Conservação no município de Manaus, através do decreto 4.094, com o objetivo de diminuir a fragmentação e aumentar a conservação dos habitats naturais da flora e da fauna silvestres.

O portal do G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), que “a Semmas vem trabalhando na recuperação de atrás degradadas e na sensibilização ambiental com a população inserida na unidade” e que desde sua criação, “não houve expansão desse território”.

Foto: Fernanda Abra/ Projeto Sauim-de-Coleira

O Projeto Sauim-de-Coleira faz parte da Universidade Federal do Amazonas e funciona há mais de 20 anos. Com o objetivo de monitorar e levantar informações úteis à conservação da espécie, o projeto vem se concentrando em acompanhar também as doenças que podem afetar os sauins-de-coleira.

“Estamos testando alguns tipos de passagem de fauna e temos um viveiro de mudas, que é para implementar áreas degradadas onde corre o Sauim. Visando recuperar florestas sempre que possível, com árvores que vão dar alimento ou abrigo para esses bichos. São essas as ações que executamos dentro do projeto. O foco principal é a pesquisa e o carro chefe das ações de organização e produção de plantio de mudas gradativas”, finalizou o biólogo.

Você viu?

Ir para o topo