EnglishEspañolPortuguês

SUPERAÇÃO

Cão com deformidade facial é adotado e ganha um festa surpresa

25 de setembro de 2021
Natália Oliveira | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Créditos: Facebook/La manada de Rayito

Rayito (raiozinho, em português) é um cachorrinho ativo e divertido que não tem parte do focinho e da boca, ele foi atacado por outro cachorro e perdeu quase todo o maxilar e foi abandonado.

A família original de Rayito não quis ou não teve condições de arcar com as despesas médicas para cuidar do cachorrinho, que precisou passar por uma série de cirurgias para recompor a funcionalidade da mastigação e da respiração.

Depois da recuperação, Rayito foi adotado por uma nova família. A tutora, experiente com animais portadores de deficiência, é bastante amorosa e não se cansa de oferecer afeto, atenção e os cuidados necessários. O amor, naturalmente, é recíproco: o cachorrinho já se adaptou à casa nova demonstra muito amor e gratidão aos humanos que o acolheram depois de seu acidente com o outro cachorro.

O aniversário de Rayito, foi uma data escolhida por sua nova tutora como uma forma de comemorar a segunda chance que o animal recebeu, um momento de muita alegria. Na data em que o peludo comemorou o primeiro aniversário com a nova família, a tutora decidiu preparar uma festa surpresa.

Rayito teve direito a um bolo de aniversário, com velinha e tudo, ganhou muitos presentes e, a canção “Parabéns a Você”. Ele finalmente está sendo amado e protegido da forma que merece, vivendo uma nova realidade.

A antiga família de Rayito não estabelecia regras, portanto o animal possuía livremente acesso a rua, para brincar e explorar a vizinhança. E foi justamente em uma dessas saídas autorizadas que o peludo se deparou com um animal muito maior do que ele.

O cachorro grande atacou e mordeu-o na cabeça com tanta violência que acabou arrancando parte do focinho e da boca, seu maxilar foi destruído quase por completo.

O tratamento

Os tutores encontraram o cachorrinho muito ferido e sujo. Sem condições de arcar com as despesas necessárias com o veterinário, os parentes levaram Rayito a uma clínica e pediram que o animal fosse eutanasiado para acabar com o sofrimento e as responsabilidades da família.

Créditos: Facebook/La manada de Rayito

Um especialista avaliou o caso de Rayito e concluiu que o animal estava bem: nenhum órgão vital havia sido atingido e o caso tinha solução, mas o cãozinho precisaria ser operado com urgência. A família antiga ainda visitou o animal por três vezes, enquanto ele estava internado.

O quadro geral de Rayito estava evoluindo bem, mas ele precisava de cuidados e medicamentos. Depois da terceira visita, os tutores simplesmente desapareceram. Provavelmente, eles não tinham recursos para pagar o tratamento e não se sentiram responsáveis pela vida que era abandonada no momento mais delicado.

Então, felizmente uma entidade de defesa dos direitos dos animais entrou em cena. Vanessa Torres, uma voluntária em resgates e adoções, tomou conhecimento do caso de Rayito e a ONG organizou uma campanha de arrecadação de recursos para garantir o tratamento do cãozinho.

A adoção

Em alguns meses, Rayito estava clinicamente recuperado, mas o abrigo tinha outro desafio a ser superado: encontrar um novo lar para o cãozinho. O caso era mais complicado, porque não estava sendo procurada uma pessoa que gostasse de animais, mas alguém que pudesse atender às necessidades especiais do cachorrinho.

O cachorro finalmente recebeu alta hospitalar e foi levado ao abrigo. Mas Rayito nem chegou a ter fotos publicadas nas redes sociais, à espera de adoção. Gabriela Ochoa, que vive com alguns animais portadores de necessidades especiais, soube do caso do cãozinho e logo se interessou pela história.

Gabriela decidiu conhecer Rayito ao vivo e foi amor à primeira vista. Eles já vivem juntos há mais de um ano, com afeto, dedicação, cuidado e diversão – o cãozinho é brincalhão e consegue superar as limitações com muita facilidade.

A tutora sempre posta imagens do dia a dia de Rayito nas redes sociais, como uma maneira de apresentar a evolução do cãozinho e para despertar a consciência das pessoas sobre as necessidades e vontades dos animais.

Ninguém sabe a data exata do nascimento deste cachorro. Por isso, Gabriela decidiu comemorar o aniversário de Rayito na data em que o recebeu em casa. No primeiro aniversário, ela preparou uma surpresa para o pet e que reuniu toda a família.

Créditos: Facebook/La manada de Rayito

Rayito ganhou um bolo especial, feito com ingredientes que não prejudicam a saúde canina (como o açúcar, que não deve ser oferecido para cães). Ele também ganhou muitos presentes e o carinho dos irmãos de quatro patas e da tutora, que parece ter ficado ainda mais feliz que o próprio aniversariante.

Você viu?

Ir para o topo