EnglishEspañolPortuguês

ANIMAIS CARBONIZADOS

Incêndio mata 35 galinhas e duas porcas em chácara no interior de Goiás

Cerca de 15 minutos foram suficientes para que quatro dos cinco hectares da propriedade fossem consumidos pelas chamas que começaram em uma mata distante do local

24 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Galinheiro em chamas; 35 aves morreram queimadas (Foto: Arquivo pessoal/Wanderson Ferreira)

Um incêndio florestal matou 35 galinhas e duas porcas em uma chácara em Jataí, no sudoeste de Goiás. A vegetação também foi destruída, além de bens do produtor rural Juvenil Elias da Costa, de 74 anos, que se emociona ao falar da devastação causada pela queimada.

“A gente nunca tinha passado por uma experiência dessa. Quando vem assim [o fogo], a gente não sabe o que vai acontecer, né. Fiquei preocupado”, contou ao G1.

O fogo, que teve início no domingo (19), espalhou-se rapidamente pela chácara. Segundo Juvenil, cerca de 15 minutos foram suficientes para que quatro dos cinco hectares da propriedade fossem consumidos pelas chamas que começaram em uma mata distante do local.

“Fui aguando ao redor da casa e fazendo tudo o que podia fazer, mas sabendo que se ele [fogo] viesse aqui, o estrago iria ser dessa maneira, pois está muito seco”, lamentou.

Porca morreu em decorrência de queimaduras sofridas durante o incêndio (Foto: Arquivo pessoal/Wanderson Ferreira)

Filho de Juvenil, Wanderson Ferreira da Costa contou que as galinhas e porcas que viviam na propriedade morreram carbonizadas. Os bois puderam ser salvos porque fugiram do fogo após a família arrebentar uma cerca para que eles conseguissem escapar das chamas.

“Estávamos eu, meus filhos, sobrinhos, meu irmão, pai e mãe. O pavor maior foi de que queimasse a gente”, disse Wanderson. Segundo ele, o vento forte, além do clima seco, ajudou a propagar as chamas, formando, inclusive, redemoinhos.

Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados e estiveram no local para conter o fogo. Além dos animais que sofreram e morreram, cerca de 200 kg de ração e madeiras de cercas foram destruídos. “Além dos animais, queimou cerca, mangueiras de irrigação e o alimento dos bois”, explicou Wanderson. Seu pai, no entanto, tem esperança no recomeço.

“Agora é pedir para que Deus abençoe. Conforme for acontecendo as coisas, vamos construir de novo”, concluiu Juvenil, que não denunciou o caso, o que impede que as causas do incêndio sejam investigadas pela Polícia Civil.

Produtor rural chora ao comentar sobre o incêndio (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Você viu?

Ir para o topo