EnglishEspañolPortuguês

INOCÊNCIA

Golfinho se torna vulnerável após interagir com turistas e é atropelado por barco

24 de setembro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

O golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) carinhosamente chamado de Nick morreu após ter sido atropelado por um barco. O animal era profundamente dócil e indefeso e foi visto diversas brincando e interagindo com turistas, o que afetou o seu comportamento natural e o deixou vulnerável. O caso aconteceu na Cornualha, na Inglaterra.

Especialistas já tinham alertado o governo sobre o comportamento incomum do golfinho e o quanto isso era prejudicial para a sua sobrevivência. Nick ficou tão acostumado a brincar e ser alimentado por seres humanos, que se afastou de companheiros da sua espécie e passava a maior parte do tempo em regiões onde o tráfego aquático é constante.

O cadáver de Nick foi encontrado na costa da Irlanda. Dan Jarvis, da British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), uma organização de resgate de animais marinhos, lamentou a morte do animal. “A morte de Nick logo depois que ele se tornou prolífico, poucas semanas atrás, só mostra que ainda há muito trabalho a ser feito para conscientizar o público sobre como agir em relação à vida selvagem”, disse.

E completa: “ele inevitavelmente se tornará apenas mais uma estatística e estudo de caso, podemos pelo menos usar o que aconteceu com ele agora para ajudar a fazer com que mais pessoas entendam por que é importante que elas ouçam as organizações de mensagens contínuas como nós lançadas para seguir um código de conduta adequado para as interações com a vida selvagem”.

Foto: Reprodução | Daily Mail

Nick foi visto pela primeira vez nas ilhas de Scilly em junho de 2020 e, em seguida, foi avistado em Co. Cork, Waterford e Wexford, na Irlanda, entre abril e julho de 2021. No dia 1º de agosto, ele estava de volta a Scilly e fazia viagens ocasionais à Cornualha, visitando o estuário de Helford, Mount’s Bay e St Ives Bay.

Na época, as organizações a British Divers Marine Life Rescue e Marine Connection lançaram alertas sobre os riscos que envolviam o animal, que eram desde de ele atacar humanos ou simplesmente se tornar totalmente dependente da ajuda humana para sobreviver. Os cientistas afirmaram que se nada fosse feito, infelizmente, seria uma tragédia inevitável.

Liz Sandeman, que lidera o projeto Marine Connection, espera que Nick se torne um símbolo de consciência. “Pedimos ao público que siga uma orientação estrita quando estiver em uma área que um golfinho social solitário costuma frequentar”.

E acrescentou: “as pessoas não devem tentar interagir com os mamíferos marinhos, pois isso causa habituação e como temos sublinhado repetidamente neste tipo de situação, faz com que o golfinho perca a sua cautela natural em relação aos humanos e ao tráfego de barcos e muitas vezes, como neste caso, leva à sua morte”, concluiu.

Foto: Reprodução | Daily Mail

    Você viu?

    Ir para o topo