EnglishEspañolPortuguês

SANTA CATARINA

Golfinho morre e suspeita é de que forte impacto na cabeça pode ter causado a morte

Durante a realização de necrópsia, os profissionais da R3 Animal constataram que o golfinho estava em boas condições de saúde. Além de saudável, ele também teria se alimentado normalmente antes da morte, já que vários peixes foram encontrados em seu estômago

23 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ingridy Severino/R3 Animal

Um golfinho-nariz-de-garrafa foi encontrado morto em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, com um hematoma na cabeça. O corpo encalhou na Praia da Joaquina na quarta-feira (22).

Encontrado por funcionários da Associação R3 Animal durante atividade de monitoramento realizada diariamente na região, o golfinho teve seu corpo recolhido para ser submetido à análises laboratoriais. A causa da morte passou a ser investigada pela equipe do Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).

De acordo com exame necroscópico, a morte pode ter sido provocada por um forte impacto na cabeça. Fêmea, o animal media aproximadamente 2,65 metros de comprimento e pesava 232,5 quilos. Marcas de interação com outros animais marinhos também foram encontradas no corpo do golfinho.

Foto: Lucas Pedroso/R3 Animal

Ao comentar o caso, a médica veterinária Janaina Rocha Lorenço informou ao G1 que a suspeita é de que “o animal veio a óbito em decorrência do trauma no sistema nervoso central causado por um forte impacto”.

Durante a realização de necrópsia, os profissionais da R3 Animal constataram que o golfinho estava em boas condições de saúde. Além de saudável, ele também teria se alimentado normalmente antes da morte, já que vários peixes foram encontrados em seu estômago.

Em nota, a Associação R3 Animal informou que o que chamou a atenção da equipe “foi um grande hematoma na região muscular pericranial (que reveste o crânio) e uma congestão encefálica”.

O que fazer ao encontrar animais marinhos?

Especialistas reforçam que não se deve tentar resgatar, em hipótese alguma, animais marinhos vivos ou mortos encontrados em praias brasileiras. Nestes casos, o recomendado é isolar o local, manter cães e gatos longe do animal encalhado e acionar um serviço especializado.

Foto: Nilson Coelho/R3 Animal
Foto: Nilson Coelho/R3 Animal
Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Você viu?

Ir para o topo