EnglishEspañolPortuguês

CRIME AMBIENTAL

Prefeito de cidade paranaense é detido com galos explorados em rinhas pela segunda vez no ano

Após o caso vir a público, a assessoria de imprensa de Boa Vista da Aparecida publicou nota por meio da qual afirmou que se reserva no direito "de não se manifestar a respeito" do assunto

21 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Galos eram transportados pelo prefeito — Foto: PRF/Divulgação

O prefeito de Boa Vista da Aparecida (PR), Leonir Antunes Dos Santos (PL), foi detido pela segunda vez neste ano transportando galos explorados em rinhas. A prática criminosa condena as aves a vidas miseráveis, repletas de sofrimento.

A detenção foi realizada na segunda-feira (20) por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante ação de fiscalização na BR-386, em trecho que corta o município de Sarandi.

De acordo com informações da PRF, ao ser questionado pelos policiais, Santos teria afirmado que estaria retornando para sua casa após passar o final de semana na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Ao vistoriar o carro em que o prefeito estava, os policiais encontraram cinco aves, sendo três galos explorados em rinhas e duas galinhas. Os animais estavam no banco traseiro do veículo e um dos galos era transportado dentro de uma maleta. O restante das aves estava em caixas de papelão.

Durante a ação policial, os agentes notaram que os animais apresentavam ferimentos nas cristas, o que é bastante comum entre galos explorados em rinhas, já que as brigas das quais são forçados a participar os deixam feridos e, não raro, os matam.

Galos explorados em rinhas transportados pelo prefeito em fevereiro — Foto: PRF/Divulgação

Esta é a segunda vez no ano que Santos é flagrado cometendo crime ambiental contra galos. No feriado de carnaval de 2021, o prefeito de Boa Vista da Aparecida foi detido por transportar seis galos explorados em rinhas em um carro oficial do município.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na segunda-feira (21), Leonir Antunes Dos Santos foi novamente levado à Delegacia de Polícia Civil para registro de ocorrência pela prática de crime ambiental. Como prefeito, o político pode influenciar a população, especialmente quando reincide em um crime ao invés de dar bom exemplo.

Nota oficial da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida

Após o caso vir a público, a assessoria de imprensa de Boa Vista da Aparecida publicou nota por meio da qual afirmou que se reserva no direito “de não se manifestar a respeito” do assunto. Confira a íntegra abaixo:

“O Município de Boa Vista da Aparecida/PR, informa que foi alcançada na manhã desta terça-feira (21/09), por representantes de veículos de comunicação da região Oeste do Paraná, a respeito de suposto envolvimento do Sr. Prefeito Municipal, Leonir Antunes dos Santos, no transporte de animais, em veículo de propriedade particular.

Nesse sentido, a municipalidade não foi notificada oficialmente a respeito de qualquer circunstância, e considerando as informações prévias vinculadas nas próprias notícias, de que não houve envolvimento de bens públicos, gastos com dinheiro público ou qualquer dano ao erário, reserva-se no direito de não se manifestar a respeito ou de efetuar qualquer Juízo de valor nos assuntos pessoais e particulares do Prefeito Municipal, uma vez que não envolvem o cargo público ou a Administração pública.

O Município ainda informa que na manhã desta terça feira o Prefeito Municipal já retornou normalmente as atividades.

Boa Vista da Aparecida/PR, 21 de setembro de 2021.
Assessoria de Imprensa do Município”

Você viu?

Ir para o topo