EnglishEspañolPortuguês

AUTOCUIDADO

Papagaio sem metade do bico gosta de recolher objetos para adornar penas

Especialistas dizem que o animal demonstra grande inteligência

19 de setembro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Bruce, como é chamado o papagaio, carrega seixos e pedras para se enfeitar |Foto: Scientific Reports/DailyMail

Após perder a parte superior do bico, um papagaio tem conseguido se virar muito bem, e até mesmo segurar objetos para usar como enfeites. Acredita-se que o animal tenha ficado preso em uma armadilha. Segundo especialistas, Bruce, como é chamado o animal da espécie Papagaio-da-Nova-Zelândia, demonstra grande nível de inteligência.

Segundo reportagem do DailyMail, o pássaro tem vivido no parque e reserva natural Willowbank Wildlife Reserve, na cidade de Christchurch, Nova Zelândia, desde que se recuperou do acidente. Agora, Bruce, consegue segurar objetos entre sua língua e seu bico inferior, uma incrível façanha. Em 2019, especialistas observaram o papagaio por 9 dias, e foi a primeira vez que viram um papagaio dessa espécie, que também é chamado de Kea, utilizar ferramentas para seu autocuidado.

Amalia Bastos, psicóloga e responsável por conduzir o estudo da Universidade de Auckland, junto com seus colegas, diz que Keas tem facilidade de se adaptar e resolver novos problemas que surgirem. Os pesquisadores também afirmam que a repetição desse comportamento de Bruce indica que há uma intenção.

As pedras que Bruce pega são sempre de tamanhos específicos e diferentes umas das outras, o que, segundo Amalia Bastos, demonstra a intenção do animal de enfeitar-se, mesmo sem seu bico. Ele também utiliza seixos e outros objetos, enquanto os outros 12 Keas que vivem no mesmo aviário, só usam pedras e de tamanhos diferentes.

Bruce perdeu a parte superior do bico. | Foto: Scientific Reports/DailyMail

As descobertas do estudo foram publicadas na revista científica Scientific Reports. Amelia Bastos acrescenta que é importante observar repetidamente esse comportamento dos papagaios para descrevê-lo de forma precisa.

Outros pássaros demonstram comportamentos inteligentes como os Keas. Na Austrália, um áudio mostrou um pato-de-papada criado na Reserva Natural de Tidbinbilla, ao sul de Canberra, repetindo as palavras “Seu idiota”. Outras gravações mostraram o mesmo pato, também chamado de Ripper, imitando o som de uma porta fechando e abrindo.

Confira a imitação feita pelo pato Ripper:

Os pesquisadores da Universidade de Leiden e da Austrália, acreditam que Ripper estava imitando o que seus cuidadores haviam dito. Isso demonstra que patos almiscarados, assim como os papagaios, e outros pássaros, possuem habilidade de aprendizagem vocal.

Você viu?

Ir para o topo