EnglishEspañolPortuguês

AVANÇO

Parlamento Europeu pede o fim da exploração de animais em pesquisas

União Européia proibiu os testes de cosméticos em animais em 2009

17 de setembro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração/Pixabay

Na última quinta-feira, 16, os Eurodeputados, integrantes do parlamento europeu, pediram à União Europeia o fim do uso de animais em pesquisas científicas, pedido que foi muito bem visto por ativistas.

No documento adotado pelos parlamentares, é solicitado um plano de ação para toda a União Europeia para eliminar de forma gradual a utilização de animais em pesquisas científicas. A resolução, que foi aprovada pela maioria dos parlamentares, pede a disponibilização de fundos para desenvolver, validar e introduzir métodos de testes alternativos, que não precisem do uso de sofrimento animal.

Em 2009, os testes de cosméticos em animais foram proibidos pela UE, mas a utilização deles em pesquisas científicas ainda é permitida, dentro de algumas condições que forem consideradas necessárias. A UE possui uma regulamentação para tentar protegê-los.

Um relatório da Comissão Europeia mostra que mais de 12 milhões de animais foram criados e sacrificados em 2017, e desse número 90% foram de ratos de laboratório. Muitas vezes esses animais acabam não sendo utilizados nos experimentos.

Segundo o portal Correio Braziliense, a Humane Society International, grupo em defesa dos direitos animais, classificou o pedido como uma oportunidade de eliminar o sofrimento dos animais e de mudar o modo de se fazer pesquisa hoje em dia.

Você viu?

Ir para o topo