EnglishEspañolPortuguês

VITÓRIA

Parlamento Europeu autoriza plano de ação para acabar com teste em animais

17 de setembro de 2021
Milena Barbosa | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Portal DW

O Parlamento Europeu aprovou na última quarta-feira (15) um plano de ação para acabar com os experimentos em animais na pesquisa científica, praticamente todos os parlamentares se posicionaram de forma favorável. “Os eurodeputados solicitam um plano de ação para toda a UE com objetivos ambiciosos e alcançáveis, bem como prazos para a eliminação progressiva da utilização de animais em pesquisas e testes”, informa um comunicado divulgado pelo parlamento, através do portal Vegazeta. 

De acordo com o portal Vegazeta, dados divulgados pela Comissão Europeia declaram que, apenas em 2018, mais de oito milhões de animais foram usados em pesquisas científicas nos 27 países da União Europeia. A estimativa é de que hoje o número seja menor, mas ainda elevado. Diante disso, os eurodeputados reconheceram a importância de acelerar o processo para o fim da prática. 

Portal Money Times

“Está agora nas mãos da Comissão Europeia estabelecer esse Plano de Ação ao nível da UE, e esperamos que a comissão faça disso uma prioridade de alto nível. Pois, se a Comissão leva a sério seus compromissos com os cidadãos da UE, é necessário iniciar agora o diálogo com todas as partes, para coordenar efetivamente o financiamento, a educação e os marcos para acelerar a transição para a ciência sem uso de animais”, afirmou a eurodeputada Jytte Guteland, através do portal Vegazeta. Vale ressaltar, que a criação de fundos de incentivo à adoção de métodos alternativos estão entre as medidas sugeridas para facilitar a transição.

“Este plano de ação para eliminar os experimentos com animais é uma situação em que todos ganham – humanos, outros animais e meio ambiente”, disse a eurodeputada Anja Hazekamp, através do portal Vegazeta. Além disso, reforçou a necessidade de intensificação urgente da Comissão Europeia e dos Estados-membros, para redução e substituição do uso desnecessário de animais na pesquisa científica. 

 

Você viu?

Ir para o topo