EnglishEspañolPortuguês

ESPÉCIE VULNERÁVEL

Tamanduá é resgatado por policiais após ser atropelado

16 de setembro de 2021
Maria Carvalho | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação PMA- MidiaMax UOL

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental resgatou um tamanduá-mirim (Tetradactyla) vítima de atropelamento na altura do km 10 da rodovia MS-480, próximo à Batayporã, no Mato Grosso do Sul. A espécie não corre risco de extinção, mas é listada como vulnerável. A operação de salvamento ocorreu no último sábado (11).

O animal silvestre ficou com uma das patas feridas e apresentava dificuldade de locomoção. Para realizar o resgate, os militares usaram um puçá, um equipamento envolto com uma rede utilizado frequentemente em resgates de animais. O petrecho é seguro e minimiza os riscos do animal, geralmente assustado, se ferir ainda mais.

Foto: Ilustração | Pixabay

Após o resgate, o pequeno tamanduá foi colocado em uma gaiola de contenção e encaminhado para uma clínica veterinária para receber medicações e curativos. Apesar do susto e da gravidade do acidente, o animal não corre risco de morte. Ainda não há informações sobre o destino do tamanduá e tudo dependerá do quadro de recuperação.

Caso ele se consiga se reabilitar completamente, o animal silvestre será devolvido à natureza. Se, infelizmente, ele não puder ser solto rapidamente, será enviado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, e será preparado para retornar ao seu habitat em um local seguro.

Você viu?

Ir para o topo