PROJETO DE LEI            

Deputado propõe criação de hospitais veterinários em cidades com mais de 500 mil habitantes

           
Foto: Portal Racoesreis

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) protocolou na última segunda-feira (13), um projeto de lei que determina que todas as cidades, que possuam mais de 500 mil habitantes, tenham hospitais públicos veterinários. Frota é o terceiro deputado a fazer sugestão através de um PL, de 2019 até agora, embora as propostas tenham algumas diferenças.

“O Ministério da Saúde poderá estabelecer convênios com hospitais privados. O atendimento deverá ser gratuito para qualquer animal, mas os responsáveis pelos mesmos, sejam de pequeno, médio ou grande porte, devem encaminhá-los até a unidade hospitalar”, alegou Frota, autor do PL 3123/2021, através do portal Vegazeta. 

De acordo com Alexandre, a dotação orçamentária para a viabilização da lei deve ser baseada no orçamento anual do Ministério da Saúde, que determinará o valor a ser disponibilizado para criação e manutenção dos hospitais veterinários. “Os animais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos cidadãos, e o respeito a eles é marca de uma sociedade ética que preserva os valores sociais do bem comum”, afirma Alexandre Frota, através do portal Vegazeta.

Foto: Ilustração | Pixapay

A deputada Jéssica Sales (MDB-AC) também criou projetos de lei com a mesma finalidade. No PL 3386/2019, Jéssica propõe a criação do Fundo Nacional de Preservação da Qualidade de Vida Animal e defende que todos os municípios com população superior a 850 mil habitantes tenham pelo menos um hospital público veterinário.

“Deverão contar com equipes permanentes de veterinários especializados e disponibilizar atendimento ao menos nas especialidades de anestesia, cirurgia, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, oftalmologia e ortopedia, além de exames laboratoriais e por imagem para o diagnóstico das principais patologias animais”, declara Jéssica, através do portal Vegazeta. 

Já o deputado Rafafá (PSDB-PB) que assim como Jéssica e Frota, criou projetos de lei. Ele exige por meio do PL 2030/2021 que todos os estados brasileiros contem com pelo menos um hospital público veterinário. Segundo o deputado, o Brasil tem grande carência de serviços públicos para atendimento de animais domésticos. “Considerando que famílias dos mais variados níveis sociais apresentam necessidades de saúde relacionadas a seus animais, e que muitas dessas famílias não possuem recursos suficientes para proporcionar uma adequada atenção à saúde, é relevante que o poder público assegure a oferta de serviços nessa área”, afirma Rafafá, através do portal Vegazeta. 

 

 

 

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo