SERRA DAS CONFUSÕES            

Maior área de preservação da Caatinga é devastada por incêndios florestais

O fogo se iniciou em uma área que já foi queimada há alguns anos, mas as chamas alcançaram a mata virgem da região            
Parque Nacional Serra das Confusões

O Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí, considerado a maior área de preservação da Caatinga do mundo, tem sido alvo de incêndios florestais. São 1,02 milhão de hectares e diversas espécies de animais sob ameaça.

Fundado em 1998, o parque passa pelos municípios de Jurema, Tamboril do Piauí, Canto do Buriti, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus e Guaribas. Anualmente, 44 brigadistas são contratados para proteger a reserva durante a estiagem, quando incêndios são mais frequentes.

De acordo com o diretor do parque, José Milton, a instituição conta ainda com o apoio de brigadistas voluntários e membros do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Os focos continuam queimando a vegetação. O incêndio começou no dia 31 de agosto nas proximidades e no dia 9 de setembro atingiu a Serra das Confusões, na cidade de Tamboril do Piauí. Depois o fogo avançou para Canto do Buriti, a 150 km da Sede Administração do Parque, que fica em Caracol”, explicou o diretor ao G1.

E embora o fogo tenha iniciado em uma área que já foi queimada há alguns anos, as chamas alcançaram a mata virgem da região. “É uma área de difícil acesso e devido à desatualização no combate a incêndios, quando nossa equipe consegue conter o fogo, a destruição já foi muito grande”, lamentou.

Chefe de operações do Corpo de Bombeiros do Piauí, o coronel João Costa explicou que o incêndio está concentrado na parte superior do parque, o que foi constatado por uma equipe que sobrevoou a região a bordo do helicóptero da Polícia Militar.

“Não podemos utilizar o avião próprio para o combate a incêndios, porque seria 60 km e a mesma distância de volta, ou seja, uma operação muito longa. Assim que concluirmos o serviço em São Raimundo Nonato, vamos deslocar equipes para a Serra das Confusões”, disse.

A aeronave em questão foi cedida pelo humorista Whindersson Nunes. Nascido no Piauí, o artista se comoveu com a situação vivida pelo estado e decidiu colaborar enviando o avião para combater incêndios no Parque Nacional da Serra da Capivara e na zona urbana de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo