EnglishEspañolPortuguês

TRÁFICO

Companhia área Etiópia Airlines facilita o comércio global de animais silvestres

12 de setembro de 2021
Beatriz Paoletti | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/World Animal Protection

Uma investigação concluída pela organização Proteção Animal Mundial indica a companhia aérea Ethiopian Airlines como principal participante no comércio ilegal de animais silvestres. O maior grupo de aviação do continente africano é apontado por transportar animais silvestres como animais de estimação exóticos.  

“Pelo menos 3 dentre 33 remessas da Ethiopian Airlines investigadas envolviam mamíferos de alta preocupação em termos de biossegurança, incluindo civetas africanas, primatas e mangustos-do-pântano para destinos como Itália, Coreia do Sul, Tailândia e Malásia”, declarou a entidade. As informações são do portal Vegazeta.

“Ginetas, lagartos de escama áspera (lagarto da savana), tartaruga-de-esporas-africana, lagartos-monitores-da-savana, víboras-das-árvores-verdes, camaleões e escorpiões estão entre os animais enviados com mais frequência pela Ethiopian Airlines.”

De acordo com os dados levantados pela organização Proteção Animal Mundial, a maioria dos animais transportados ilegalmente estão ameaçados de extinção, ou fazem parte de populações selvagens desconhecidas ou têm apresentado declínio populacional.

“Os animais sofrem desde a captura e são mantidos em condições cruéis, o que pode deixá-los estressados e vulneráveis a infecções ou até mesmo à morte.”

Riscos do tráfico de animais silvestres

A entidade protetora dos animais indica que, devido principalmente ao impulso da demanda de consumidores que buscam por produtos de luxo, há o mantimento do comércio irresponsável de animais de estimação exóticos.

“O comércio global de animais silvestres não é apenas considerado uma das principais causas do colapso do ecossistema e da perda de biodiversidade a nível global. A exploração dos animais selvagens também apresenta enormes riscos de biossegurança.”

A organização cita em seu relatório que mais de 70% das doenças infecciosas zoonóticas crescentes estão ligadas aos animais silvestres que vivem em condições ruins ou que são colocados em proximidade com os seres humanos. “Tudo isso cria o cenário perfeito para que os vírus sofram mutações e se espalhem para os humanos.”

“As companhias aéreas devem acabar com todo o transporte de animais selvagens, seja para a exploração comercial como animais de estimação exóticos ou para outros fins. Os animais silvestres devem permanecer na natureza, onde eles pertencem.”

Togo: exportação e tráfico de animais silvestres

No Togo, entre 2016 e 2020, duzentas espécies diferentes, incluindo 187 vertebrados, foram dispostos para compra ou exportação em duas contas em redes sociais de comerciantes de animais selvagens.

Leia AQUI o relatório da Proteção Animal Mundial.

Você viu?

Ir para o topo