EnglishEspañolPortuguês

ESPERANÇA

Coala que sobreviveu à incêndio florestal dá à luz a bebê na natureza

12 de setembro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

A coala Ember foi encontrada gravemente ferida agarrada a uma árvore em Nova Gales do Sul durante a temporada de incêndios florestais de 2019. Ela estava lutando pela vida e foi encaminhada para a organização Friends of the Koala (Amigos do Coala, em tradução livre). Felizmente, ela se recuperou rapidamente e surpreendeu toda a equipe do santuário.

Ember foi devolvida à natureza em abril de 2020 e era vista com frequência pela equipe da ONG. Todos se preocupavam em se certificar que a coala estava bem. Quando foi resgatada, ela tinha apenas 18 meses de vida e sofreu graves sequelas pulmonares após inalar muita fumaça. Ela também teve queimaduras nas quatro patas.

Ela passou por uma longo período de reabilitação, recebendo muitos cuidados especiais. Poucos acreditaram que ela se recuperaria e consideraram a cura de Ember um verdadeiro milagre. Ela se readaptou tão bem à natureza que encontrou um companheiro e já deu à luz ao seu primeiro bebê. Todos vivem em completa liberdade.

Foto: Reprodução | Daily Mail

“Tantos coalas se perderam nos incêndios florestais de Black Summer de 2019-20, e honestamente pensamos que Ember seria outra vítima. É verdadeiramente encorajador vê-la prosperando na selva e contribuindo para a população selvagem”, disse um porta-voz da Friends of the Koala. A história é um caso de inspiração e esperança para a espécie.

Josey Sharrad, da IFAW Wildlife Campaigner, celebrou as conquistas da coala. “Esta é uma verdadeira história de sucesso. Ember foi tocante por um tempo, mas vê-la prosperando na selva com um filhote próprio agora é realmente incrível. Ele destaca a importância do nosso trabalho e nossa crença compartilhada de que cada coala individual resgatado e reabilitado conta para o futuro da espécie”, disse.

Um estudo provisório publicado em julho do ano passado descobriu que três bilhões de animais nativos, incluindo mamíferos, pássaros, répteis e sapos, morreram nos incêndios de verão de 2019 e 2020.

Mais de 60.000 coalas foram afetados.

    Você viu?

    Ir para o topo