EnglishEspañolPortuguês

DENÚNCIA

Grupo ambientalista afirma que a empresa SpaceX de Elon Musk está ameaçando a vida selvagem

9 de setembro de 2021
Abigail Jane (One Green Planet) | Traduzido por Gustavo Prado
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Grupos conservacionistas afirmam que a plataforma de lançamento de foguetes espaciais, localizada na fronteira do México com o Texas, e pertencente à empresa SpaceX de Elon Musk, é uma ameaça à vida selvagem e aos ecossistemas locais.

A SpaceX comprou o terreno para a plataforma de decolagem originalmente no Texas, onde Elon Musk poderia testar e lançar foguetes com segurança para os fins comerciais de seu programa espacial.

David Newstead, diretor da organização sem fins lucrativos Coastal Bend Bays and Estuaries, disse que ele sentiu desgosto ao observar o lançamento de um foguete e seu retorno à terra. “Ele desapareceu em meio a uma bola de fogo que dizimou a área circundante, destruindo ecossistemas delicados que possuem uma enorme variedade de vida selvagem, como planícies de maré, praias, campos e dunas costeiras”, ele disse.

Não é a primeira vez que surgem preocupações quanto ao impacto ambiental do combustível de foguete espacial, mas essas descrições recentes do efeito das chamas no local foram mais urgentes. A terra que rodeia a plataforma de lançamento é um lar para diversas espécies únicas e algumas em risco de extinção. Mesmo que não tenham sido feitos estudos para medir o tamanho do dano ao ambiente e à vida selvagem, autoridades no assunto e ambientalistas já perceberam uma drástica mudança na área onde fica a plataforma.

Jim Blackburn, professor de legislação ambiental da Rice University, disse que “muitas pessoas pensam que a existência de leis nesse campo de estudo significa que o meio ambiente está protegido, mas infelizmente não funciona assim. Profissionais que trabalham neste setor são, na maioria das vezes, bem-intencionados, mas se a vontade política é permitir que projetos como o da SpaceX prossigam, acontece o que estamos presenciando”.

Ainda não existem sinais de que a SpaceX ou Elon Musk irão fazer algo para resolver este problema. O governo também permanece relativamente calado, demonstrando que o que está se passando no Texas não é de grande importância para ele.

Há uma petição pedindo que Musk interrompa as ameaças aos residentes e à vida selvagem locais. Para assiná-la, clique aqui.

    Você viu?

    Ir para o topo