EnglishEspañolPortuguês

EXEMPLO

Cachorro se torna "ausessor" de gabinete na Prefeitura de Londrina (PR)

Mushu, como é chamado o cachorro, passou a frequentar a prefeitura graças a sua tutora, que é funcionária pública e decidiu levá-lo ao trabalho após conversas com o prefeito de Londrina

8 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Mushu ganhou até um crachá (Foto: Redes Sociais)

Um cachorro sem raça definida foi “contratado” como “aussessor” de gabinete na Prefeitura de Londrinha, no Paraná, após ser levado ao local pela tutora, que é funcionária pública e não quis deixar o animal sozinho em casa desde que ele ficou deprimido pela perda da outra cachorra da família.

Assessora de gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP), Amana Coquemalla Thomé levou Mushu, como é chamado o cão, para a prefeitura pela primeira vez em um domingo no qual seria realizado uma live para atualizar a população sobre questões relativas ao coronavírus.

“Como era domingo e eu não queria deixar ele sozinho em casa, decidi levá-lo. O prefeito amou a ideia, tanto que, durante a transmissão ao vivo, ele e o secretário de saúde do município Felippe Machado, colocaram o Mushu para participar com eles. Foi um sucesso, viralizou na web. Logo depois, ele foi contratado como “estaugiário” pelo prefeito e passou a participar do expediente da prefeitura diariamente”, contou Amana em entrevista ao portal TN Online.

Mushu foi adotado pela tutora há seis anos, mas recentemente passou a sofrer por se sentir muito sozinho. Isso porque Mafalda, a outra cachorra da família, acabou morrendo em decorrência de um tumor.

“Quando contei para o prefeito toda a história e como o Mushu estava deprimido, ele imediatamente me disse para não deixá-lo mais em casa e trazer para o gabinete durante o expediente. É claro que o Mushu adorou a nova rotina e eu fiquei aliviada em poder estar com ele durante o dia. O prefeito contratou ele como “estaugiário” de brincadeira, e logo em seguida, como ‘aussessor’, com direito a crachá de funcionário. Todos na prefeitura amaram a ideia e sempre tiram um tempinho para ficar com ele”, afirmou a assessora.

Mushu e o prefeito Marcelo Belinati (Foto: Redes Sociais)

Para o prefeito, a presença de Mushu na prefeitura melhorou a rotina de todos os funcionários. “É maravilhoso ter a companhia dele no gabinete, percebemos que o ambiente de trabalho ficou melhor, mais leve, os servidores estão mais felizes, é uma alegria ter o Mushu conosco no dia-a-dia, tanto que estamos estudando a melhor forma de implantar a portaria que vai permitir que os servidores possam levar seus animais ao ambiente de trabalho, em todas as repartições municipais, claro, respeitando as regras sanitárias necessárias, isso é importante frisar”, disse Belinati.

“Mushu ficou famoso, muita gente quer vir na prefeitura agora para conhecer ele, principalmente crianças. As fotos e vídeos com ele na internet são um sucesso”, completou.

Com a repercussão, Mushu ganhou até um perfil nas redes sociais que já conta com mais de 2,9 mil seguidores. A visibilidade alcançada pelo cachorro, segundo a tutora, tem sido usada para defender a causa animal e para aumentar o alcance nas redes sociais de pautas da prefeitura de Londrina.

“Cuidamos do instagram dele de uma forma simples, fazemos postagens diárias em horários de almoço ou de descanso, não queremos que se torne algo pesado. É importante para a causa animal essa visibilidade que o Mushu ganhou e queremos aproveitar para divulgar as pautas da prefeitura, pois com ele, os assuntos se tornam mais leves, as pessoas acompanham mais os conteúdos com fotos e vídeos dele, as pautas se tornam mais divertidas e atingem a um público muito maior”, disse Amana.

Mushu e sua tutora Amana (Foto: Redes Sociais)

Segundo ela, Mushu foi quem escolheu seu próprio lar após aparecer na empresa de sua família procurando abrigo durante uma manhã fria de inverno. “Ele me adotou. Muitos cachorros passavam pela empresa em busca de um pouco de comida e logo iam embora. Mushu entrou e ficou. Levamos ele para casa como lar provisório, incentivamos a adoção dele, mas não teve jeito. Ele nos escolheu e ficamos com ele até hoje, nós o amamos e recebemos muito amor em troca”, concluiu.

Você viu?

Ir para o topo