EnglishEspañolPortuguês

SOFRIMENTO

Morre cão resgatado ferido e traumatizado após ser abandonado em saco de lixo

Extremamente traumatizado e com ferimentos pelo corpo, o cachorro foi diagnosticado com cinomose e três doenças causadas por carrapatos

7 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Lar do Nando

O filhote de cachorro que foi abandonado dentro de um saco de lixo em Teresina, no Piauí, morreu no último sábado (4). Davi, como passou a ser chamado, foi resgatado com ferimentos e bastante traumatizado. Câmeras de segurança do bairro Itaperu registraram o momento em que um homem descartou o cão na rua como se o animal fosse um objeto descartável.

Salvo por voluntários do Lar do Nando, o cachorro foi examinado por um veterinário e diagnosticado com várias doenças infecciosas. Davi sofria de três doenças causadas por carrapatos, além de cinomose, uma doença viral altamente contagiosa que mata a maior parte dos cães infectados.

Além das enfermidades, os maus-tratos sofridos pelo cachorro também fizeram com que ele desenvolvesse um quadro de desidratação e desnutrição. Escoriações foram encontradas pelo corpo do animal, que após a morte foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses de Teresina.

Denunciado às autoridades, o crime de maus-tratos cometido contra Davi é investigado pela Delegacia de Meio Ambiente de Teresina. O delegado responsável pelo caso, Emir Maia, informou ao G1 que o rapaz que abandonou o cão foi identificado. Buscas estão sendo realizadas para tentar localizar o criminoso.

“Vamos representar pela prisão preventiva dessa pessoa por que o vídeo fala por si só. É uma total insensibilidade à vida animal, como também um ato de crueldade, uma conduta acintosa”, disse o delegado.
Fernando Machado, fundador do Lar do Nando, relatou ainda que o cachorro estava emocionalmente abalado.

“Quando encontramos ele, ele mostrava sinais de muito estresse, extremamente traumatizado, com lesões que podem indicar que ele se feriu ao cair da moto ou de maus-tratos anteriores”, afirmou.

Após o resgate, ainda segundo Fernando, o cachorro ficou mais calmo, mas ainda não conseguia ficar em pé e chorava o tempo todo.

Relembre o caso

Davi foi resgatado em condições precárias após ser jogado de uma moto dentro de um saco de lixo. O crime aconteceu na última quinta-feira (2). Um vídeo que registrou os maus-tratos mostra um homem dirigindo uma motocicleta sem usar capacete, o que também configura crime. Em determinado momento, ele para a moto e joga no chão o saco com o animal dentro. Em seguida, desce da moto e puxa a sacola.

Debilitado, o cachorro sai do saco e cambaleia ao tentar caminhar. Logo depois, ele cai no chão, levanta, mas não consegue se manter firme e novamente despenca. Segundo a ONG que o resgatou, ele não se levantou mais após a segunda queda.

Uma médica veterinária do Lar do Nando, para onde o cão foi levado, elaborou um laudo médico por meio do qual informou que o cachorro estava prostrado, com ferimentos e desidratado. Acredita-se que o filhote tinha entre oito meses e um ano de idade.

Crime de maus-tratos

O motociclista que abandonou o cachorro em condições cruéis poderá ser indiciado pelo crime de maus-tratos. Havendo condenação perante a Justiça, o rapaz poderá ser punido com pena de prisão de dois a cinco anos, além de multa e da proibição de tutelar outros animais.

Em 2020, uma mudança na lei de maus-tratos ocorreu com a sanção da Lei Sansão – o nome faz referência a um pit bull que teve as patas decepadas em Minas Gerais, crime que gerou comoção nacional e levou a uma pressão popular pelo aumento da pena para crimes contra animais.

Antes, casos de maus-tratos a cães e gatos eram punidos com, no máximo, um ano de reclusão. A pena baixa colocava o crime na classificação de “menor potencial ofensivo” e, por isso, penalidades alternativas, como prestação de serviços à comunidade, eram comumente optadas pelo Judiciário. Com isso, os criminosos ficavam impunes.

A nova lei, no entanto, não protege os animais de outras espécies, excluindo a fauna silvestre e animais que são explorados pela sociedade, como galos, porcos, bois e galinhas.

Você viu?

Ir para o topo