EnglishEspañolPortuguês

SOFRIMENTO

Cão abandonado em saco de lixo não fica em pé e está 'extremamente traumatizado'

Uma médica veterinária do Lar do Nando, para onde o cão foi levado, elaborou um laudo médico por meio do qual informou que o cachorro está prostrado, com ferimentos e desidratado

6 de setembro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um filhote de cachorro foi resgatado em condições precárias após ser abandonado dentro de um saco de lixo na Zona Norte de Teresina, no Piauí. Debilitado e, segundo o voluntário que o resgatou, “extremamente traumatizado”, o cachorro foi jogado de uma moto após ser colocado dentro de um saco de lixo. O crime aconteceu no bairro na última quinta-feira (2) Itaperu e o agressor do animal é procurado pelas autoridades.

Delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Emir Maia informou que o caso está sendo investigado. “Estamos tentando localizar e prender o autor desse crime”, reiterou em entrevista ao G1.

Um vídeo que registrou os maus-tratos mostra um homem dirigindo uma motocicleta sem usar capacete, o que também configura crime. Em determinado momento, ele para a moto e joga no chão o saco com o animal dentro. Em seguida, desce da moto e puxa a sacola.

Debilitado, o cachorro sai do saco e cambaleia ao tentar caminhar. Logo depois, ele cai no chão, levanta, mas não consegue se manter firme e novamente despenca. Segundo a ONG que o resgatou, ele não se levantou mais após a segunda queda. Até o momento, o animal continua não conseguindo ficar em pé.

Uma médica veterinária do Lar do Nando, para onde o cão foi levado, elaborou um laudo médico por meio do qual informou que o cachorro está prostrado, com ferimentos e desidratado. “Quando encontramos ele, ele mostrava sinais de muito estresse, extremamente traumatizado, com lesões que podem indicar que ele se feriu ao cair da moto ou de maus-tratos anteriores. Agora ele está mais calmo, mas ainda não está se levantando e fica o tempo todo chorando”, contou Fernando Machado, responsável pela ONG.

Acredita-se que o filhote tenha entre oito meses e um ano de idade. Ele ainda será submetido a exames, incluindo de corpo de debito, conforme solicitação da Polícia Civil durante as investigações. O intuito das autoridades é confirmar se o cachorro sofreu agressões e se está doente.

Foto: Reprodução

Crime de maus-tratos

Caso seja identificado, o motociclista que abandonou o cachorro em condições cruéis poderá ser indiciado pelo crime de maus-tratos. Havendo condenação perante a Justiça, o rapaz poderá ser punido com pena de prisão de dois a cinco anos, além de multa e da proibição de tutelar outros animais.

Em 2020, uma mudança na lei de maus-tratos ocorreu com a sanção da Lei Sansão – o nome faz referência a um pit bull que teve as patas decepadas em Minas Gerais, crime que gerou comoção nacional e levou a uma pressão popular pelo aumento da pena para crimes contra animais.

Antes, casos de maus-tratos a cães e gatos eram punidos com, no máximo, um ano de reclusão. A pena baixa colocava o crime na classificação de “menor potencial ofensivo” e, por isso, penalidades alternativas, como prestação de serviços à comunidade, eram comumente optadas pelo Judiciário. Com isso, os criminosos ficavam impunes.

A medida, no entanto, não protege os animais de outras espécies, excluindo a fauna silvestre e animais que são explorados pela sociedade, como galos, porcos, bois e galinhas.

Você viu?

Ir para o topo