EnglishEspañolPortuguês

RISCO DE MORTE

Cães explorados para farejar bombas são abandonados por militares no Afeganistão

1 de setembro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

Dezenas de cachorros treinados e explorados por militares norte-americanos foram abandonados no Afeganistão. A organização American Humane afirma que deixar os cães para trás é o mesmo do que sentenciá-los à morte e teme que o Talibã torture os animais como uma forma de retaliação. Ativistas em defesa dos direitos animais exigem que Joe Biden resgate os animais que foram obrigados a servir ao país e agora foram descartados e deixados para morrer de forma cruel e covarde.

A American Humane é uma das primeiras organizações dedicadas ao bem-estar animal nos Estados Unidos, chegando a atuar no resgate de cães e cavalos na Primeira Guerra Mundial. “Como a primeira organização humanitária do país e a maior certificadora de bem-estar animal do mundo, nos enjoa ficar sentados de braços cruzados e assistir a esses cães serem condenados à morte ou coisa pior. Eles precisam ser levados por um lugar seguro”, disse um porta-voz.

Foto: Ilustração | Pixabay

A organização denuncia que o mesmo aconteceu com cães explorados por soldados no Vietnã e classifica o ato como “uma falha enquanto humanidade”. Muitos internautas estão condenando a ação e criticando o exército e o presidente dos EUA. “Esses animais se arriscam mais do que seres humanos, são privados de tudo que lhes é natural desde que nascem e quando, finalmente, devem ser aposentados e receberem conforto, são simplesmente abandonados”, disse o usuário de uma rede social.

Os Estados Unidos conseguiram retirar todas as suas tropas do país, mas além dos cães, também deixou para trás mais de 200 cidadãos norte-americanos que terão suas vidas decididas pelo Talibã. Até momento, o Congresso dos EUA não disse se pretende tentar salvar os cachorros.

    Você viu?

    Ir para o topo