EnglishEspañolPortuguês

EMPATIA

Veterinário compassivo janta ao lado de cãozinho traumatizado

30 de agosto de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | YouTube

Os maus-tratos e o abandono geram danos profundos e duradouros no psicológico de animais. Quando eles são resgatados e recebem os primeiros cuidados, muitas vezes se comportam de forma agressiva, repleta de desconfiança desconfiança e medo. É preciso uma longa jornada para que esses animais se recuperem física e emocionalmente. Felizmente, eles não precisam fazer tudo sozinhos.

Um veterinário gentil notou que um cãozinho recém-resgatado estava apático e não queria comer. Ele não queria interagir com os voluntários do abrigo e nem com os outros animais. Dia após dia o cachorro definhava e isso começou a representar um risco a própria sobrevivência do animal. O veterinário investigou e descobriu que o cão sobre terríveis maus-tratos e negligência.

O cachorrinho passava a maior parte do dia encolhido no canto do seu recinto. Os seus olhos eram inexpressivos. Ninguém no abrigo sabia como se aproximar. Todos estavam pisando em ovos. O veterinário sabia que isso não podia perdurar e tentou algo diferente. Ele levou duas tigelas de comida para o recinto do cachorrinho, uma para o cão e outra para ele mesmo.

Ele se sentou no chão e colocou a comida do cachorro próximo do animal e começou a comer. O cão ficou muito surpreso ao ver o homem sentado ao seu lado comendo sem nenhuma cerimônia e e decidiu experimentar o seu jantar também. Estava muito gostoso e ele comeu tudo. O cãozinho se sentiu seguro o suficiente para comer e ao que tudo indica, ele estava faminto.

Essa mesma rotina se repetiu por vários dias. Logo, o cãozinho se tornou muito mais sociável e passou a confiar nos funcionários e voluntários do abrigo. Ele só precisava que alguém fosse empático e paciente o suficiente para entender o quanto ele sentia solitário e assustado. O cãozinho descobriu todo o impacto positivo da gentileza.

Confira o vídeo abaixo:

    Você viu?

    Ir para o topo