EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO HUMANA

Luzes artificiais causam mortes em massa de mariposas

Insetos são importantes polinizadores noturnos, mas a iluminação pode afetar sua população

28 de agosto de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Na Inglaterra, um estudo mostrou que o número de larvas de mariposa em áreas rurais diminuiu em 52% em estradas com iluminação de LED, e 41% em áreas iluminadas por lâmpadas de vapor de sódio. Esse estudo foi o primeiro a mostrar o impacto das iluminação de LED no mundo real e o impacto direto da poluição luminosa sob as mariposas.

Em entrevista ao The Guardian, o chefe da pesquisa feita pela UK Centre for Ecology and Hidrology, Douglas Boyes, diz que o resultado da pesquisa o impressionou. Segundo ele, os números dessa pesquisa mostraram uma queda diferente das que costumam ser encontradas em outras pesquisas.

As luzes de Led são consideradas ecológicas pois gastam menos energia, e duram mais. Douglas Boyes diz que apesar de elas parecerem as grandes vilãs no caso desta pesquisa, ainda são melhores que as luzes de vapor de sódio, cujos efeitos também foram analisados no estudo.

Foto: Ilustração | Pixabay

Outro integrante da equipe que realizou o estudo, o Professor Darren Evans da Universidade Newcastle, diz que é preciso haver equilíbrio entre a segurança pública e a natureza, e nesse caso específico é preciso que a iluminação seja bem projetada e não coloque em risco habitats importantes. Um caso que pode ser usado como exemplo é a iluminação vermelha especial para morcegos, colocada em uma estrada de Worcestershire.

Na Bélgica, outro estudo analisou os efeitos da iluminação das ruas. O estudo mostrou que besouros em áreas escuras conseguiram encontrar parceiros geralmente após uma noite, mas que nas áreas iluminadas foi preciso até 15 noites para que o mesmo acontecesse.

A proteção dos insetos é muito importante. No caso das mariposas, protegê-las é essencial, pois além de fazer parte da alimentação de outros animais, elas também cumprem um papel polinizador durante a noite, que é feito por outros insetos durante o dia.

Você viu?

Ir para o topo