EnglishEspañolPortuguês

RIO GRANDE DO SUL

Projeto 'Cãolaborador' incentiva empresas a adotar animais abandonados

A iniciativa tem como objetivo garantir lares para os cachorros do Canil Municipal ao mesmo tempo em que se melhora o ambiente de trabalho nas empresas

22 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Luna foi a primeira cadela adotada por uma empresa da região de Esteio (Foto: Djalma Corrêa Pacheco/PME Divulgação)

De iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) de Esteio, no Rio Grande do Sul, o projeto “Cãolaborador” incentiva empresas da região a abrir as portas para animais que foram resgatados das ruas do município gaúcho.

O objetivo, segundo o titular da SMDEMA, Felipe Costella, é garantir lares para os cachorros do Canil Municipal ao mesmo tempo em que se melhora o ambiente de trabalho nas empresas.

“A proposta é que o ‘cãolaborador’ participe do dia a dia de trabalho de estabelecimentos comerciais e industriais, e que ajude a deixar o ambiente mais descontraído. Nós sugerimos, inclusive, aos empresários, que façam uniforme e crachás para os animais, para integrar ao máximo eles nas empresas”, explicou o secretário em entrevista ao Diário de Canoas (DC).

E a primeira beneficiada pelo projeto é Luna, uma cadela sem raça definida que vivia no canil da Prefeitura de Esteio, no bairro Três Marias, até ser adotada pela empresa de distribuição de óculos Zypper Eyewear, situada no bairro São Sebastião.

Com cerca de oito meses de idade, Luna tem pelagem na cor preta, o que poderia dificultar sua adoção, já que animais dessa cor costumam ser preteridos pelos adotantes. Mas essa característica da cadela, que inclusive a torna ainda mais bonita, não foi um problema para o empresário Henrique Sarmento, 21 anos, proprietário da empresa que agora se tornou o lar de Luna.

Na última semana, Sarmento foi até o Canil Municipal para conhecer mais sobre o projeto e sair de lá levando um animal consigo. Foi então que ele se deparou com Luna, que tinha em seu “currículo profissional” formação em simpatia com experiência em dar e receber carinho, além de personalidade mansa. Foi amor à primeira vista e a cadela imediatamente foi “contratada”, tornando-se o novo “cãolaborador” da empresa.

“Na verdade, ela me escolheu. Quando a vi na baia, me apaixonei por ela”, afirmou Henrique ao jornal DC. O empresário também elogiou a iniciativa da prefeitura de Esteio. “Achei o projeto muito interessante. Com certeza, vai deixar nosso escritório mais leve”, completou.

Logo após a adoção, Luna conheceu seu novo lar: a sede da empresa. Em seguida, foi levada para uma pet shop, onde tomou um banho especial para consagrar seu primeiro dia como um animal adotado que deixou o abandono no passado. “Quem tiver condições, deve adotar um animal. Tem muitos precisando de nossa atenção”, incentivou o empresário.

Para participar do projeto, basta entrar em contato com Luciane pelos telefones 3459-4494 e 98600-8377 ou com Gabriela pelo número 3433-8144. Além dos cachorros, também é possível adotar gatos resgatados das ruas.

Embora o projeto já esteja em funcionamento, o lançamento oficial será realizado na próxima quarta-feira (25), às 14 horas, durante cerimônia solene realizada no Salão Nobre da Prefeitura.

Você viu?

Ir para o topo