EnglishEspañolPortuguês

SOFRIMENTO

Animais transferidos do zoo de “Tinger King” continuarão presos em zoológico

O zoo de Joe Exotic ficou conhecido mundialmente após ser lançada na Netflix a série documental "Tiger King" (ou "A Máfia dos Tigres", na versão em português), que expôs, dentre outras questões, crimes de tráfico de animais silvestres que teriam sido praticados pelo empresário

20 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Tratados como objetos de entretenimento, os animais silvestres explorados pelo empresário Joe Exotic e mantidos por anos em seu zoológico particular Tiger King Zoo, localizado em Oklahoma, nos Estados Unidos, continuarão a ser explorados em prol do divertimento humano e, para isso, permanecerão presos. Recentemente, os animais silvestres que ainda eram mantidos no Tiger King Zoo foram levados para outro zoológico.

No ano passado, o zoológico particular de Joe foi fechado após ativistas pelos direitos animais exercerem forte pressão em prol do encerramento das atividades do estabelecimento. No entanto, o pedido feito pelos ativistas para que os animais fossem levados para santuários não foi atendido.

O zoo de Joe Exotic ficou conhecido mundialmente após ser lançada na Netflix a série documental “Tiger King” (ou “A Máfia dos Tigres”, na versão em português), que expôs, dentre outras questões, crimes de tráfico de animais silvestres que teriam sido praticados pelo empresário.

A transferência para um novo zoológico foi efetuada após Joe entregar ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos os últimos animais que ainda eram mantidos no Tiger King Zoo. Sob custódia do governo, os animais foram levados para outro zoológico após a Justiça dos Estados Unidos considerar, segundo o jornal New York Post, que o tratamento oferecido por Joe e sua esposa aos animais pode ser interpretado como “abandono de direitos e interesse”. Gatos selvagens, raposas, camelos e lêmures estão entre as espécies transferidas para outra instalação.

Em janeiro deste ano, o empresário havia entregue ao governo norte-americano todos os 68 tigres que mantinha aprisionados para entretenimento humano. A entrega foi realizada com base em violações de leis locais de guarda de animais selvagens e em risco de extinção. A retirada dos tigres do Tiger King Zoo, no entanto, só ocorreu de fato em maio, quando eles foram, inclusive, examinados por especialistas. Os demais animais, porém, permaneceram na propriedade do empresário, tendo sido retirados do local recentemente.

Foto: Reprodução

Condenado a 22 anos de prisão

Joe Exotic cumpre condenação de 22 anos de prisão por abuso contra animais e por encomendar o assassinato da ativista Carole Baskin. Dentre as práticas cruéis cometidas pelo empresário, está a acusação de ter matado cinco tigres saudáveis. Ele também responde judicialmente por planejar a morte de Baskin, fundadora do santuário de animais Big Cat Rescue, em Tampa, na Flórida.

A sentença, no entanto, acabou sendo suspensa e um novo julgamento será realizado, sem data marcada até o momento. Apesar das acusações as quais responde na Justiça, Joe Exotic chegou a anunciar, em maio deste ano, que tem planos de abrir um novo zoológico em outro país.

Você viu?

Ir para o topo