EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO SOCIAL

Projeto Dedo Verde & ANDA promove evento de arrecadação de ração para animais em São Pedro (SP)

Com o apoio da Prefeitura de São Pedro, o evento realizado no município também contará com uma feira de adoção de animais abandonados que foram resgatados das ruas e precisam de novos lares

19 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

O Projeto Dedo Verde & ANDA promove no próximo sábado (21) o 1° Passeio de Cães de São Pedro, no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de arrecadar ração para cachorros e gatos em situação de vulnerabilidade. Com o apoio da Prefeitura de São Pedro, o evento também contará com uma feira de adoção de animais abandonados que foram resgatados no município e precisam de novos lares.

O evento terá início às 9 horas e será realizado na Rua Belmiro Cézar de Oliveira, no bairro Jardim Mariluz. As doações de ração poderão ser feitas no local, inclusive através do sistema drive-thru. Os participantes também poderão colaborar através de vale-ração que será fornecido por lojas da região que trabalham com a venda de produtos para animais domésticos. Todos os alimentos arrecadados serão encaminhados aos responsáveis pelo projeto Vira-latas e Nosso Cantinho.

Co-fundador do Dedo Verde, o ator e ativista Haroldo Botta considera que “o 1° Passeio de Cães que o Dedo Verde & ANDA está promovendo em São Pedro é de fundamental importância para a conscientização da população sobre os cuidados básicos de todos os animais, sejam cães ou gatos, muitos ainda abandonados à própria sorte pelas ruas, assim como dos animais silvestres, que merecem toda nossa atenção e respeito”.

A jornalista Silvana Andrade, presidente da ANDA, ressaltou que a intenção do projeto é “promover um encontro mensal para ajudar os protetores independentes com ração, remédios e adoção responsável de animais abandonados de São Pedro”.

Além disso, faz parte dos planos do Dedo Verde & ANDA a construção de um “Parcão”. “Será um local cercado, com equipamentos para diversão, interação e lazer de cães, além de palestras sobre saúde, responsabilidades, e como cuidar dos animais com carinho e amor”, explicou Haroldo Botta.

Os organizadores do Passeio de Cães pedem que os animais levados para o evento usem coleiras e guias para a proteção deles mesmos. É solicitado ainda que os tutores estejam atentos aos cães para fazer o recolhimento de fezes, caso necessário.

Por conta da pandemia de coronavírus, os participantes do Passeio de Cães devem usar máscara durante o evento e respeitar o distanciamento social para evitar a transmissão do vírus.

Dedo Verde & ANDA: em defesa dos animais e do meio ambiente

A ANDA tem o compromisso de defender os direitos animais e ambientais. A luta pela preservação do planeta leva a ONG a ampliar cada dia mais sua área de atuação. A garantia do bem-estar e a sobrevivência de tudo e de todos que aqui habitam faz com que a ANDA empreenda esforços em novos projeto como o “Se essa rua fosse minha, eu mandava arborizar”. O objetivo é estimular o plantio de árvores em ruas e avenidas.

A parceria com o projeto Dedo Verde, realizado em São Pedro (SP), nasceu informalmente após conversas com o ator e ativista Haroldo Botta, co-fundador do projeto, e foi inspirada por uma ação em Brasília que propôs o plantio de 1 milhão de árvores em todo o Brasil. Atualmente, o grupo conta com mais de 50 pessoas do bem e dispostas a tornar o mundo um lugar mais verde e gentil. Atualmente, os plantios são realizados em São Pedro, mas a ideia é que o projeto seja expandido para outras cidades.

As primeiras mudas foram doadas a partir de uma corrente do bem formada pelos próprios integrantes do projeto, uma floricultura e o Viveiro Municipal de Piracicaba, que inicialmente presenteou o Dedo Verde com 100 mudas. As ações são organizadas e articuladas através de um grupo no WhatsApp. Além de discutir a agenda dos mutirões de plantio, o grupo também funciona como uma ponte de diálogo para outros temas de extrema relevância, como a causa animal.

ANDA Verde

Em 2017 – 2018, a ANDA comprou créditos de carbono do selo Gold Standard, o mais importante e o de maior qualidade disponível no mercado mundial. A compra compensada da ANDA ajudou a apoiar iniciativas socioambientais como o parque eólico Mare Manastir na Turquia, que produz energia limpa e gera renda para a construção de estradas e educação na comunidade local, e o Projeto Fogão, em Uganda.

A equipe da ANDA também é composta por 99% de veganos e 1% de vegetarianos e, ao abolir o consumo de carne e alimentos de origem animal, a ONG colabora, individualmente, para a economia de 5 milhões de litros de água e preserva 5 mil metros quadrados de árvores por ano. A ANDA também já realizou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza através do plantio de árvores no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

Você viu?

Ir para o topo