EnglishEspañolPortuguês

COVID-19

Cães e gatos são deixados à própria sorte após tutores serem colocados em isolamento

17 de agosto de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

A Indonésia está registrando uma onda de abandono de animais após o aumento do número de casos de Covid-19 no país. Com a internação e isolamento forçado de grande parte da população, muitos animais domésticos, principalmente cães e gatos, estão sendo abandonados e deixados à própria sorte. Os números são tão alarmantes que a organização Animal Defender está lançando uma campanha para ajudar animais de tutores infectados pelo novo coronavírus.

Os animais resgatados pela Animal Defender passam por um check-up e depois são encaminhados para um abrigo. Atualmente, há mais de 200 animais salvos. O fundador da organização, Doni Herdaru Tona, vende comida caseira e roupas para cães e gatos a fim de arrecadar dinheiro para cuidar dos animais resgatados. O abrigo da Animal Defender cerca de 120 milhões de rúpias (cerca de R$ 43.000) para funcionar mensalmente.

Foto: Reprodução | Instagram

Doni afirma que além dos casos de tutores que foram internados ou enviados para isolamento de forma compulsória, há casos de abandonos propositais em razão da crise econômica trazida pela pandemia. Há também o crescimento de mitos infundados, como fake news histéricas que acusam animais de serem transmissores de Covid-19. Informação equivocada que já foi esclarecida por especialistas, médicos e veterinários do país.

O ativista explica que oferece o máximo de conforto para os animais resgatados, como banho, alimentação e recintos limpos. A expectativa máxima é que os tutores se recuperem e se dirijam ao abrigo para levar seus animais para casa. Doni quer que todos os tutores se sintam tranquilos em relação ao tratamento que seus amigos de quatro pata estão recebendo.

Infelizmente, nem todos os reencontros são possíveis. “A parte mais assustadora é que nosso celular é preenchido principalmente por relatos de tutores que faleceram e seus animais domésticos foram abandonados”, lamenta e conclui o ativista.

Foto: Reprodução | Instagram

    Você viu?

    Ir para o topo